Publicado em 21/01/2018 às 16:01, Atualizado em 21/01/2018 às 10:41

Governo assina acordo que prevê estágio aos alunos de Medicina da UFMS de Três Lagoas

Governo assina acordo que prevê estágio aos alunos de Medicina da UFMS de Três Lagoas.

Redação,

A governadora em exercício, Rose Modesto, assinou na sexta-feira (19.1) termo de cooperação que permite aos alunos de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) a prática de estágio no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas. O acordo tem 12 meses de duração e permitirá que os acadêmicos realizem atividades técnicas, científicas e práticas.

Rose ressaltou que essa parceria é muito importante para a formação dos acadêmicos, mas quem sai ganhando ainda mais é a população do município e de toda a região.

“Nós teremos ali a possibilidade de ter mais atendimentos, e isso só ocorre graças a essas parcerias. Nossa responsabilidade é fortalecer o hospital, dar condições, manter em dia os repasses, e é dessa forma que vamos fazer um Estado melhor para se viver”, afirmou Rose.

Com o acordo, os estudantes de Medicina já estão aptos a iniciar o estágio a partir do próximo mês. Para possibilitar o custeio dos estudos, o governo estadual destinou R$ 150 mil. O mesmo valor foi viabilizado pelo deputado estadual Eduardo Rocha, por meio de emenda parlamentar.

De acordo com o reitor da UFMS, Marcelo Turine, a parceria foi possível graças a articulação conjunta da Universidade, Governo do Estado, Prefeitura de Três Lagoas, Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores.

Também participaram do ato o prefeito Ângelo Guerreiro, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Coimbra, a secretária municipal de Saúde, Angelina Zuque, o diretor do Hospital Universitário, Cláudio César da Silva, e os diretores do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora – Irmã Aurélia Brioschi e Marco Calderon.

Hospital Regional

A expectativa é que os alunos de Medicina da UFMS tenham em breve mais um espaço para estágio: o Hospital Regional de Três Lagoas, cujas obras seguem a todo vapor no município.

Quando concluída, a unidade vai contar com 138 leitos divididos em: 6 leitos de pré-parto, parto e pós-parto; 3 de indução e recuperação de pacientes; 5 de observação pediátrica; 22 de observação do paciente; 2 de observação psiquiátrica; 10 leitos de UTI cirúrgica; 10 leitos de UTI clínica; 48 de enfermarias; 4 de internação isolamento; 8 de semicrítico; 12 de preparo de recuperação pós-anestésica e 8 de observação recuperação paciente.

Segundo a governadora em exercício, a expectativa é que a obra seja concluída em pouco mais de um ano. “Temos o compromisso de entregar essa obra o quanto antes. O importante é saber que temos recursos garantidos e tudo organizado. Hoje, o hospital Nossa Senhora Auxiliadora vai cumprir esse papel, mas muito em breve teremos o Regional disponível para o estágio dos estudantes e atendendo toda a população do Bolsão”, afirmou.