Buscar

11/05/2021 às 09:00, Atualizado em 10/05/2021 às 22:44

Governador pede mais vacinas e manutenção dos leitos credenciados para covid-19

Reinaldo Azambuja (PSDB) mostrou preocupação com uma possível terceira onda da pandemia no país

Cb image default
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, participaram de audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19 do Senado (Foto Reprodução) 

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participou da audiência pública virtual da Comissão Temporária da Covid-19 do Senado, na manhã desta segunda-feira (10).

O encontro também contou com os governadores de Maranhão e Piauí e o prefeito de Florianópolis. Todos pediram aos senadores reforço para aquisição de vacinas, que, segundo eles, ainda está aquém do que o país necessita.

Além de solicitarem ao Senado apoio diplomático para liberação do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) por países que detêm esse insumo, eles pediram atenção na manutenção dos financiamentos e planejamento logístico para assegurar a estrutura da rede de saúde, a fim de evitar novos colapsos no atendimento.

“Vacina é algo preponderante agora. Temos que gastar o máximo de energia para conseguir dos nossos fornecedores os insumos para produzir as doses. Também estamos com dificuldades para compra do kit intubação. A fração aqui no Estado é de dois a três dias. Isso é um risco enorme para o sistema de saúde. Não podemos ser pegos de surpresa como foi na última onda e muitos estados colapsaram”, relembrou Azambuja.

Ele defendeu uma tomada de decisões conjunta dos 27 estados brasileiros, incluindo também uma ata de preços nacional dos insumos. “Previsibilidade é tudo. Precisamos manter os leitos credenciados para covid até ter pela ciência uma tranquilidade de que não vai ter uma outra onda de infecções”, concluiu.

Com informações do Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.