Buscar

05/07/2021 às 17:00, Atualizado em 05/07/2021 às 14:52

Governador espera chuvas de outubro para amenizar crise hídrica em MS

Tema foi tratado durante visita à subestação de distribuição de energia, a ser inaugurada em 2022

Cb image default
Governador Reinaldo Azambuja durante visita técnica em subestação de energia (Foto: Marcos Maluf) 

As chuvas de outubro são a grande esperança para amenizar a crise hídrica e, consequentemente, o fornecimento de energia elétrica no Brasil, segundo avaliação do governador do Estado, Reinaldo Azambuja. O assunto foi comentado durante visita técnica à subestação de energia de Campo Grande, que entrará em funcionamento a partir de maio de 2020.

A nova subestação de distribuição de energia elétrica de Campo Grande irá atender 32 mil unidades consumidoras, o que representa aproximadamente 81 mil habitantes. O sistema recebeu investimento de R$ 45,7 milhões e hoje recebeu visita técnica.

Na visita, Reinado pontuou que a redução da dependência do Brasil nas hidrelétricas – 62% do que é gerado atualmente – mas que houve preocupação do ministério de Minas e Energia em editar MP (Medida Provisória nº 1055) para dosar os riscos de racionamento.

O texto da MP do Racionamento cria comitê com mais poder para ações emergenciais, mas retiro a possibilidade de racionalização compulsória.

“A MP foi precaução do ministério e vamos torcer para que as chuvas voltem a encher os reservatórios”, disse o governador. A crise hídrice tem como efeito cascata afetar o fornecimento de energia e, para a população, o custo desse serviço, hoje, na bandeira vermelha.

O diretor-presidente da Energisa, Marcelo Vinhais, disse que também está acompanhando a situação nacional e que melhora no cenário depende das chuvas de outubro.

O cenário, porém, não é dos mais favoráveis: o volume de chuva tem sido reduzido ano a ano e esta, segundo dados da ONS (Organização Nacional do Sistema Elétrico), é a pior escassez de chuva para geração de energia em 91 anos.

Subestação – Vinhais disse que a subestação de distribuição de energia vai fechar anel de unidades de abastecimento, oferecendo sistema interligado, que poderia atender toda a população de Ponta Porã com sistema de 13 quilômetros de energia.

Com 90 MW de potência instalada, a subestação irá ampliar a capacidade de atendimento de Campo Grande em 12%, passando de 727 para 817 MW.

Conteúdo - Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.