Buscar

29/05/2018 às 15:49, Atualizado em 29/05/2018 às 19:46

Governador decreta situação de emergência e pode usar polícia para desbloquear rodovias

Decreto cria Comitê de Gerenciamento de Crise.

Cb image default
Divulgação

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), decretou situação de emergência em Mato Grosso do Sul devido à crise de abastecimento gerada pela greve dos caminhoneiros. O decreto cria o Comitê de Gerenciamento de Crise, que poderá “propor a adoção medidas preventivas ou reparadoras, administrativas ou judicias”, para evitar a interrupção de serviços públicos no Estado.

Segundo a publicação, o Comitê deve garantir a manutenção de serviços de segurança, saúde, educação, tratamento e abastecimento de água, distribuição de energia, gás e combustíveis, controle sanitário, coleta de lixo e transporte público, além da distribuição e comercialização de alimentação e medicamentos.

O decreto também autoriza a mobilização das forças de segurança, como Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, para “garantia da livre circulação dos meios de transporte necessários à distribuição de gêneros de primeira necessidade”.

Ainda conforme o decreto, o Comitê deverá identificar situações emergenciais e fica autorizado a realocar recursos orçamentários para custeio das ações de proposta, seja pelo “fornecimento de bens” ou por “prestação de serviços”.

Por fim, o grupo também poderá reavaliar e isolar “áreas de risco” do sistema viário para evitar prejuízos com os bloqueios, definindo rotas alternativas e disponibilizando equipes técnicas de sinalização.

O decreto foi assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário de Estado de Governo, Eduardo Riedel. A assinatura das medidas de emergência foi divulgada pelo deputado Beto Pereira (PSDB), durante sessão na Assembleia Legislativa.

Com informações do Midiamax

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.