Buscar

14/07/2022 às 07:37, Atualizado em 14/07/2022 às 11:34

Futuras mamães acompanhadas pelas unidades do CRAS de Nova Andradina recebem kit de enxoval para o bebê

Na ocasião, a primeira-dama Joana Darc presenteou os bebês com as mantas do projeto social “Quadradinhos do Amor”, numa das suas ações sociais desenvolvidas com apoio de voluntários

Cb image default
Foto - João Claudio

A Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e CRAS, entregou a gestantes um “kit de enxoval” com itens para auxiliar as mães nos primeiros meses com o bebê.

A entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira (13) na sede da Oficina dos Sonhos e contou com a presença do prefeito Gilberto Garcia, da primeira dama Joana Darc, secretária Julliana Ortega, equipes de servidores e a comunidade. Todas as 18 futuras mamães beneficiadas são acompanhadas pelas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Irman Ribeiro e Durval Andrade Filho.

Os enxovais contêm itens essenciais para os primeiros meses do bebê, tais como roupinhas para o bebê, banheira, toalhinha de banho, fraldas entre outros itens.

A secretária Julliana explicou que este benefício eventual é assegurado pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e dispensado pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Os enxovais são confeccionados pelos próprias gestantes com a orientação das artesãs, responsáveis pelas oficinas.

“A Oficina do Sonhos tem um papel importante para as famílias na medida em que colabora diretamente para o fortalecimento dos laços maternos e para a superação dos desafios iniciais da gravidez e do pós-parto”, declarou a gestora de assistência social, agradecendo a gestão do prefeito Gilberto Garcia, pelo apoio incondicional ao projeto social que anualmente beneficia cerca de 60 futuras mamães.

As gestantes são acolhidas e acompanhadas pelas profissionais do CRAS, participam de palestras motivacionais sobre temas relacionados ao fortalecimento de vínculos e convivência familiar, recebem orientações de saúde, planejamento familiar e participam de oficinas de crochê, pintura, bordado, e outras técnicas manuais, desenvolvidas pela servidora Luciana Aparecida Souza Silveira e as técnicas de referência dos CRAS,Celia Mocelin e Pamela Nunes.

Na ocasião, a primeira-dama Joana Darc presenteou os bebês com as mantas do projeto “Quadradinhos do Amor”, numa das suas ações sociais desenvolvidas com apoio de um grupo de voluntários. “A mantinha é um cuidado a mais com os nossos bebês, para que se sintam mais aquecidos e envolvidos de carinho. Tudo o que é feito com amor, flui. Estou muito orgulhosa e feliz em ver que em Nova Andradina nossas crianças estão recebendo todos os cuidados para que cresçam fortes e saudáveis”, destacou Joana, ao enaltecer o trabalho dos CRAS e de toda rede de assistência social e agradecer a todas as mulheres que contribuíram com a confecção das mantinhas.

Destacando algumas ações implementadas neste setor ao longo das suas gestões a frente da Prefeitura de Nova Andradina, Gilberto Garcia disse que a entrega de enxoval aos bebês é um ato simbólico, mas que exemplifica a essência do que é governar para as pessoas. “Não é por acaso que escolhemos o slogan Gente em Primeiro Lugar. Temos que governar para todos, mas com um olhar com muito carinho para quem mais precisa, governar com responsabilidade, mas também com o coração. Este projeto toca o nosso coração, toca aqueles que se preocupam com o nosso futuro, e as crianças são o futuro da nossa cidade”.

Mais sobre o projeto Oficina dos Sonhos

As atividades com as gestantes acontecem no Espaço Oficina dos Sonhos, situado na rua São José nº 815 no bairro: Centro obtendo o funcionamento Segunda a Sexta feiras.

Através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, as gestantes passam por avaliação da situação socioeconômica pela equipe do CRAS; entrevista social realizada por demanda espontânea e ou busca ativa.

Através do encaminhamento do CRAS iniciam o acompanhamento social e a confecção de enxoval do bebê. A Oficina é custeada com recursos próprios do município e os kits com recursos do FEAS – Fundo Estadual de Assistência Social.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.