Publicado em 26/04/2017 às 16:01, Atualizado em 26/04/2017 às 14:31

Futebol para Todos irá garantir mais estrutura ao esporte em Nova Andradina

Com foco na descoberta de novos jogadores, programa também visa valorizar ligas locais e inspirar atletas à inclusão social .

Redação,
Cb image default
Foto: Thiago Odeque

Com adesão ao programa Futebol para Todos, o esporte em Nova Andradina terá mais estrutura para a descoberta de novos jogadores, para a realização de campeonatos e para a valorização de ligas locais, além de inspirar atletas à inclusão social. A avaliação é do vereador Ricardo Lima (DEM), líder do Executivo na Câmara.

A iniciativa foi indicada pelo parlamentar durante sessão ordinária deliberativa e encaminhada ao prefeito Gilberto Garcia (PR), secretário de Educação, Cultura e Esporte, Fábio Zanata, e ao presidente da Fundação de Esporte e Lazer (Funael), Willian Moraes.

O programa Futebol Para Todos foi lançado em fevereiro de 2017 pelo Ministério do Esporte. A ação visa garantir estrutura para realização de campeonatos amadores em diferentes municípios brasileiros, além de contribuir com a descoberta de novos craques que moram no interior do país.

“O futebol de base, em especial o amador, é mais do que inclusão social. Ele é também o momento de revelação de atletas. Com a adesão ao programa, teremos mais condições para a prática da modalidade, subsidiados pelo Governo Federal e com uma pequena contrapartida da Prefeitura”, explicou Ricardo Lima.

Pelo edital, cada projeto terá o prazo de seis meses de vigência e deverá conter a proposta de realização de um torneio ou campeonato, em que participem a partir de 32 equipes, ficando a cargo de cada entidade a escolha da categoria e disposição das equipes nas competições masculinas e femininas, devendo ter no mínimo oito equipes femininas.

“Esse programa também servirá como ferramenta de combate à criminalidade. A maioria das crianças não tem espaço para praticar o futebol, que é o esporte mais acessível nas comunidades carentes. Se não tiver o braço apoiador, criará a oportunidade das crianças serem cooptadas pelo crime organizado. Por isso esse pedido é de extrema importância e urgência”, completou o parlamentar.

Outras indicações

Também de autoria do vereador, a Câmara aprovou, em sessão ordinária, indicação para que seja instalado um bebedouro na Farmácia Pública Municipal. A proposta foi aprovada por unanimidade e encaminhada ao prefeito Gilberto Garcia e ao secretário de Saúde, Norberto Fabri Júnior.

“Esse serviço visa atender a população que diariamente frequenta a Farmácia Pública para a busca de medicamentos, pois o tempo de espera pode ser longo e, quando isso ocorre, muitos cidadãos ficam impossibilitados de beber água enquanto esperam atendimento”, descreveu.

Fonte - Assessoria