Publicado em 17/07/2022 às 09:03, Atualizado em 16/07/2022 às 20:07

Ex-governador comemora decisão do STJ que o devolveu elegibilidade

Zeca agora deve disputar vaga na Assembleia Legislativa

Redação,
Cb image default
Ex-governador Zeca do PT está elegível novamente (Foto divulgação) -

O ex-governador do Estado, José Orcírio, o Zeca do PT, comemorou em suas redes sociais decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que o deixou elegível novamente.

 Segundo publicação compartilhada, o ministro Humberto Martins aceitou recurso ingressado pelo petista que tornou sem efeito decisão do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) que o deixou impossibilitado de concorrer a cargos eletivos.

Em 2008, o MPE (Ministério Público Estadual) entrou com uma ação civil de improbidade administrativa, pedindo reparação de danos, em função de ter sido montado um suposto esquema de desvio de dinheiro público na gestão de Zeca, por intermédio de empresas de publicidade.

O imbróglio judicial, que tirou os direitos políticos do ex-governador, foi recheado de polêmica. Em decisão da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, o ex-governador havia sido inocentado das acusações. No entanto, o próprio Tribunal de Justiça, a partir de recurso apresentado pelo Ministério Público, reformulou sentença de primeira instância e condenou o ex-governador por mau uso de verbas públicas.

Nas eleições de 2018, Zeca registrou a candidatura para o Senado na Justiça Eleitoral, mas a PRE (Procuradoria Regional Eleitoral) pediu a impugnação devido à condenação na Corte Estadual. No entanto a Justiça concedeu medida liminar para que fosse mantido o primeiro julgamento.

Agora, livre para poder disputar as eleições de outubro, o petista deve tentar uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Inicialmente, mesmo diante do impasse jurídico, ele havia se colocado como pré-candidato a governador, mas, alegando falta de verba para bancar campanha, voltou atrás. Hoje o nome da advogada Giselle Marques está na corrida pelo governo.

Conteúdo - Campograndenews