Publicado em 24/08/2017 às 14:00, Atualizado em 24/08/2017 às 11:27

Em um ano, 600 policiais militares pedem para ir à reserva no Estado

Temor com reforma da Previdência e escalada da violência estão gerando debandada.

Redação,
Cb image default
Foto: Marcos Donzeli (arquivo Nova Noticias).

Enquanto a Polícia Civil projeta cenário de melhorias por causa do concurso público que vem sendo realizado para os cargos de delegado, escrivão e investigador, a Polícia Militar vive realidade diferente.

Com deficit de aproximadamente quatro mil policiais, a corporação vê o efetivo se enxugar ainda mais por causa da aposentadoria em massa.

Segundo a Associação de Cabos e Soldados da PM e Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (ACS/MS), no último ano, 600 policiais anunciaram pedido de reserva, o que leva à média de aproximadamente 50 por mês.

Segundo Edmar Soares da Silva, presidente da ACS/MS, o cenário é reflexo das mudanças na regra para obtenção da aposentadoria anunciadas pelo governo federal.

Além disso, o cotidiano mais violento desestimula ainda mais os policiais. Com medo de ser prejudicada, a categoria tenta adiantar os procedimentos burocráticos para obtenção do benefício garantido por lei.

“Temos turmas que ingressaram em meados dos anos 80, já completaram 30 anos e agora querem se aposentar. O policial quer se garantir antes que as novas regras tragam mudanças drásticas”, explicou. É possível que a média de pedidos de reserva aumente mais.

Fonte: Correio do Estado