As ações positivas voltadas aos jovens sul-mato-grossenses foram celebradas na noite desta terça-feira, 23, durante a Sessão Solene de Outorga da Comenda do Mérito da Juventude “Anderson Barão e Luiz Torchetti” da Assembleia Legislativa. Proposta pelo deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil), a sessão homenageou personalidades que se destacaram pelos bons e relevantes serviços prestados ao fomento, ao planejamento, à estruturação e ao crescimento das políticas públicas em prol da juventude.
Os convidados foram recepcionados pelo saxofonista Ricardo Lauro Pereira. O evento contou ainda com apresentação da Banda Marcial do Instituto Mirim de Campo Grande, a performance da criação coletiva “Cidade Aberta”, uma parceria entre o Grupo de Dança Sapicuá e a Fragmentada Companhia de Teatro, e do rapper Maycon Raifa.
Em seu discurso, Hashioka destacou as relevantes contribuições de Anderson Barão e Luiz Torchetti, que dão o nome à medalha e deixaram um grande legado. “Foram dois seres humanos que dedicaram suas vidas a cimentar caminhos em prol da juventude do nosso Estado”.
Para o parlamentar, a noite de homenagens foi uma maneira de reconhecer o trabalho de moldar os jovens e crianças para um futuro cada vez melhor. “Ao se dedicarem a essa relevante causa, vocês estão motivando e despertando esses jovens para o sucesso, com mais consciência e oportunidades, com desenvolvimento e fortalecimento das próximas gerações. Suas ações formam uma rede de apoio essencial para a que a juventude tenha acesso à educação de qualidade, ao primeiro emprego, à cultura, ao esporte à saúde e à cidadania, formando cidadãos conscientes, críticos e solidários”.
Copropositor da solenidade, o Conselho Estadual da Juventude (Conjuv-MS) foi representado por sua presidente Isabela Nantes, que destacou a importância de garantir políticas públicas para todos os tipos de jovens. “Temos que ter a sensibilidade de olhar para esses jovens, que muitas vezes estão à margem da sociedade, e criar oportunidades para que possam acessar o mercado de trabalho, a universidade, a saúde, a cultura e o futuro”.
Em nome dos agraciados, o subsecretário de estado de políticas públicas para a juventude Jessé Fragoso da Cruz fez um resumo de tudo que observou durante a sessão. “A vida é feita de pessoas. Nascemos para viver, mas essencialmente para conviver. Estou feliz em falar em nome de homens e mulheres que desenvolvem um importante papel em seus municípios, comunidades, periferias. Anônimos são reis com coroas invisíveis. E é justamente isso que cada um dos homenageados tem feito em suas comunidades: servir de forma anônima. Além dos poderes legislativo e executivo, é por causa dessas pessoas que as políticas públicas têm chegado à juventude”.
Representando o Governo do Estado, a secretária de estado da cidadania Viviane Luiza da Silva falou da pluralidade das juventudes e que todas são assistidas pela Secretaria. “É uma honra participar de uma solenidade que reconhece as juventudes do Mato Grosso do Sul. Os nossos jovens são diversos: são indígenas, periféricos, ribeirinhos, quilombolas, jovens que realizam e transformam nosso estado. E é por eles que nós estamos aqui”, destacou.
“Parabenizo o deputado Roberto Hashioka, que permitiu que o Conjuv indicasse os homenageados, pois é o Conselho que tem a participação da sociedade civil e sabe e reconhece onde essas pessoas trabalham e atuam para a juventude. Que essa sessão que perpetue o nome do Anderson e do Luiz e que seja um chamamento para que sejamos mais semeadores, para que possamos abrir mais caminhos”, finalizou a secretária.
Também compuseram a mesa o defensor público Eugênio Luiz Dameão, coordenador do Núcleo da Infância e Adolescência da Defensoria Pública de MS, a se…
Fonte - Assessoria
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.