Buscar

07/08/2017 às 10:31, Atualizado em 07/08/2017 às 12:16

Em combate à violência doméstica, Nova Andradina lança "Agosto Lilás"

A campanha será oficialmente lançada na noite de terça-feira(8), na Câmara Municipal.

Cb image default
Divulgação

A Prefeitura de Nova Andradina vai promover por meio da Secretaria Executiva de Políticas Públicas para a Mulher, vinculada ao Gabinete do prefeito Gilberto Garcia, a campanha “Agosto Lilás”, foi iniciada no Paço Municipal nesta segunda-feira, com a entrega de camisetas aos apoiadores, além de outros materiais educativos para o desenvolvimento das atividades.

A secretária executiva Jozeli Chulli informou que no período da tarde, será entregue para a assinatura do prefeito o documento que oficializará o programa “Maria da Penha vai à Escola”; no ato, instituições tais como escolas públicas e privadas, delegacia da mulher, departamento e delegacia regional de polícia civil, além do Corpo de Bombeiros, estarão representadas para acompanhar as diretrizes do projeto já instituído em âmbito estadual por meio da Lei nº 4.969/2016, visando sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar e, também, divulgar a Lei Maria da Penha.

Ainda no período da tarde de segunda-feira, as colaboradoras e colaboradores da campanha estarão em Nova Casa Verde, no Posto da Polícia Rodoviária Federal da BR 267, Km 129 realizando uma blitz educativa sobre o tema da violência doméstica.

Em Nova Andradina, segundo Jozeli, a campanha será desenvolvida em todas as escolas da rede pública, municipal e estadual, tendo como alvo alunos do 6º ao 9º anos e do ensino médio. Ela explica que as atividades também serão voltadas às mulheres que vivem ou conviveram com o problema da violência, mas este ano o foco são os jovens e adolescentes. “Entendemos que é preciso trabalhar com a base, pois acreditamos que conscientizando meninos e meninas, no futuro teremos, certamente, uma diminuição no índice de violência contra a mulher”, defendeu Jozeli Chulli.

No dia seguinte, a Secretaria Executiva visitará as rádios da cidade no intuito de divulgar as ações e conscientizar a população sobre o tema da campanha que será oficialmente lançada na noite de terça-feira(8), na Câmara Municipal. Já na quarta, às 9h30, haverá a blitz educativa no semáforo em frente ao Museu Municipal.

O prefeito Gilberto Garcia destacou a importância da campanha de conscientização e reforçou a necessidade de a sociedade contribuir de alguma maneira para conter o avanço dos índices de violência contra a mulher. “Qualquer tipo de violência deve ser combatida. É inaceitável que em pleno século 21 tenhamos que conviver com agressões que vão desde físicas às morais. Vamos incentivar a proteção, o diálogo, é claro, mas fundamentalmente, que em casos assim, que se faça a denúncia de atos assim”, disse Gilberto Garcia.

As atividades da campanha contarão com a colaboração e parceria de importantes entidades e instituições do Governo e da sociedade. A Uniesp, desde as coordenações de cursos aos estudantes, o Conselho Municipal da Mulher, a Promotoria de Justiça de Nova Andradina, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Polícia Militar estão relacionadas dentre as organizações que darão apoio à campanha.

A programação de visitas às escolas vai se estender durante todo o mês de agosto e deverá avançar nos próximos meses através da articulação da sociedade em torno do tema que carece de atenção dos poderes constituídos e, principalmente, de uma mudança de cultura da sociedade contra todas as formas de violência promovidas pelo machismo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.