Buscar

01/10/2016 às 16:41, Atualizado em 01/10/2016 às 15:42

Eleições têm 95 candidatos únicos que precisam de apenas um voto para se eleger

Em Douradina (MS), eleitores têm apenas uma opção para Prefeito

Nos últimos 45 dias, os 17 mil candidatos a prefeito que disputam as eleições deste domingo (2) foram às ruas, distribuíram panfletos, gravaram programas de rádio e televisão em busca de votos. Para 95 desses candidatos, no entanto, a “disputa” pelo voto será bem mais fácil amanhã (2). Isso porque eles concorrem como candidatos únicos e para serem eleitos precisarão apenas de um voto, que pode ser o dele mesmo.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os 95 candidatos a únicos são de 14 partidos: PMDB, PP, PSDB, dez PSB, PDT, PSD, PV, DEM, PR, PTB, PPS, PT, PRB e PEN.

Os municípios com candidatos únicos estão distribuídos em 12 estados - Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Ceará, Mato Grosso do Sul, Piauí e Tocantins.

Dos 95 candidatos únicos, de acordo com a dados da Justiça Eleitoral, 86 são do sexo masculino e nove do sexo feminino. Oitenta e um são da cor branca e 14 declararam-se pardos.

MS

A disputa eleitoral deste ano pela Prefeitura de Douradina, tem um único candidato. Jean Sergio Clavisso Fogaça, de 37 anos, o Professor Jean (PEN), não tem adversários nesse pleito. Ele foi consenso entre diferentes ideologias partidárias depois da turbulência política vivida no município com a cassação, em 2015, do ex-prefeito Darcy Freire (PDT) e seu vice, José Ailton Souza Nunes (PSDB).

A crise administrativa na prefeitura começou logo após as eleições de 2012. A chapa eleita foi cassada em fevereiro de 2014 pelo TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), acusada de compra de votos. Embora a Corte eleitoral tenha determinado um pleito extemporâneo, prefeito e vice voltaram aos cargos em março daquele mesmo ano, após recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Um ano depois, no entanto, o Tribunal decidiu pela cassação em definitivo de Darcy Freire e José Ailton Souza Nunes. Já não havia tempo hábil para convocar novas eleições municipais, e o Executivo de Douradina passou a ser comandado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo César Ferreira da Silva (PSDB), de forma interina.

Fonte - Midiamax

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.