Publicado em 22/09/2021 às 11:30, Atualizado em 22/09/2021 às 12:02

Durante sessão solene na ALMS professores Luiz Tadao e Sonia Nantes são homenageados

A sessão celebrou centenário de Paulo Freire

Redação,
Cb image default
Foto: reprodução site oficial a ALMS

“Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre”. A frase de Paulo Freire (1921-1997), que sintetiza sua compreensão democrática de educação, perpassa o tempo e permanece na base da prática pedagógica de inúmeros professores, entre os quais estão muitos educadores sul-mato-grossenses.

Conforme o site oficial da ALMS, na noite de segunda-feira (20), 85 desses professores foram homenageados na sessão solene que celebrou o centenário do nascimento de Paulo Freire. O evento, foi proposto pelo deputado Pedro Kemp (PT) e realizado de forma mista, com participação presencial e virtual dos homenageados.

Cb image default
Foto: ALMS

Entre os homenageados, de Nova Andradina, foi o Professor Luiz Tadao Mitsunaga e do município de Batayporã, a professora Sônia Nantes de Lima.

Durante a sessão, foi exibido vídeo sobre a vida e a atuação de Paulo Freire e, na sequência, Pedro Kemp discursou. O parlamentar lembrou a história e o legado de Paulo Freire e enfatizou a relevância do resgate do pensamento do educador pernambucano.

“O momento é de resgatarmos a pedagogia crítica de Paulo Freire, seus pensamentos, sua contribuição para a educação e, em especial, a contribuição para uma educação popular”, discursou o deputado. “Assistimos estarrecidos a discursos antidemocráticos, mensagens racistas, homofóbicas, machistas e negacionistas. Por isso é importante e necessário celebrar a vida e o legado do grande educador popular, filósofo e professor universitário Paulo Freire nesta data do centenário do seu nascimento”, acrescentou.

Os nomes de todos os homenageados estão disponibilizados no site oficial da Assembleia Legislativa do MS.