Buscar

07/04/2013 às 08:19, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Puccinelli tenta enfraquecer adversários para esconder crise no PMDB

Nova Notícias - Todo mundo lê

A derrota do candidato do PMDB em Campo Grande, em um histórico 62,55% para Alcides Bernal (PP) e 37,45% para Edson Giroto (PMDB), foi um duro golpe para o governador André Puccinelli (PMDB). Porém, não foi suficiente para ele manter para a próxima eleição a tática já usada na passada: enfraquecer adversários para esconder divergências internas.

Puccinelli tenta fragilizar os pré-candidatos Delcídio Amaral (PT) e Reinaldo Azambuja (PSDB) para desviar o foco da crise no PMDB, que não consegue definir entre a candidatura da vice-governadora Simone Tebet (PMDB) e do ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB).

Com problemas em casa, o governador opta por lançar questionamentos sobre a força dos adversários. Um dia ele declara em Corumbá que o senador Delcídio Amaral (PT) é o favorito. No outro, ele analisa que o pré-candidato do PT não é nenhum “Pelé”. A tática é a mesma adotada contra Reinaldo. Puccinelli cita o deputado como renovação e pede para o PSDB se aliar ao PMDB, mas pondera que Reinaldo não ganha para governador e nem para senador em 2014.

A tática de atacar adversários foi adotada por Puccinelli em 2012. Enfrentando uma guerra interna, tendo como protagonistas Edson Giroto e Paulo Siufi (PMDB), o governador optou por atacar concorrentes. Reinaldo foi o alvo predileto. Irritado com o PSDB, que após vários anos de aliança, optou por voo solo, o governador ria da candidatura e dizia que os tucanos tinham bico grande e asa curta, o que dificultaria um voo grande. O palpite do governador foi diferente do resultado nas urnas. Reinaldo quase tirou Giroto do segundo turno, alcançando 25,90% dos votos.

Crise

Depois da divisão do PMDB em 2012, quando parte dos filiados apoiou adversários em protesto ao claro favorecimento a Edson Giroto, Puccinelli volta a protagonizar a desarmonia dentro do partido. Em tom de brincadeira, o líder do partido vive demonstrando preferência por Simone Tebet e ignora popularidade de Nelsinho. “A Simone ainda não é conhecida. Não é o momento para fazer pesquisas”, avaliou. Puccinelli dividiu a Casa Civil para deixar Simone e Nelsinho livres para disputar a vaga. Com cargos estratégicos, a dupla disputará a preferência principalmente dos prefeitos e vereadores do interior do Estado, já que segundo lideranças, caberá aos filiados a escolha do candidato.

Com alta aprovação da gestão, segundo pesquisas caseiras, Nelsinho não conseguiu emplacar sua popularidade dentro do partido e viu seu aliado, André Puccinelli, dificultar o caminho rumo ao governo após derrota do PMDB em Campo Grande. Em meio a uma crise, externada pela declaração do ex-presidente do PMDB, Esacheu Nascimento, de que Nelsinho saiu fragilizado da eleição em Campo Grande e Simone era candidata natural, Puccinelli não titubeou e tratou de decretar que Nelsinho teria que disputar a preferência com Simone. Em outra oportunidade, emendou que não seria pressionado e a porta aberta era serventia da casa. Sempre destemido, Nelsinho preferiu manter o silêncio e não repetiu a ameaça de que deixaria o partido se não fosse o escolhido.

Tática

Puccinelli também tenta valorizar o passe dele na disputa pelo Senado. Sem modéstia, o governador diz que é o “Pelé” da disputa pelo Senado, mas afirma aos colegas de partido que não vai se candidatar porque prefere se aposentar. Apesar das declarações de que deve “pendurar a chuteira”, Puccinelli deixa claro que vai ser candidato se o partido o convocar.

Esta não é a primeira vez que Puccinelli fala em aposentadoria. Após garantir a reeleição, ele anunciou que se aposentaria em 2014. Mas, mudou de ideia e, demonstrando irritação, declarou que não estava morto politicamente e poderia sim enfrentar Zeca do PT em uma disputa pelo Senado.

Wendell Reis Puccinelli incentiva discórdia no PMDB ao forçar Simone a disputar o governo com Nelsinho

Acompanhando a tática do governador, o deputado Pedro Kemp (PT) avaliou que o momento é de provocações e com muito jogo de cena. Ele acredita que o governador está querendo se valorizar para tentar enfrentar Delcídio, que hoje é muito forte. Na opinião do deputado, Puccinelli tentará de tudo para se aliar a Reinaldo e isolar Delcídio. Porém, na avaliação de Kemp, o PSDB não vai se aliar ao PMDB agora que conseguiu deixar de ser coadjuvante nas eleições em Mato Grosso do Sul. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.