Publicado em 25/03/2013 às 19:20, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Dione Hashioka e Nilde Brum falam sobre municípios que podem se transformar em estâncias turísticas

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Assessoria

A deputada Dione Hashioka esteve na Fundação de Turismo de Mato grosso do Sul, na tarde desta segunda-feira, 25 de março, quando reuniu-se com a Diretora Presidente, Nilde Brum, e trataram sobre a regulamentação da Lei 3.650/2009 de sua autoria que estabelece requisitos para a criação de estâncias turísticas municipais. 

A Fundtur/MS ficou responsável pela regulamentação da Lei que trará vários benefícios para as regiões turísticas estabelecendo parcerias e melhorando a infraestrutura dos municípios. As estâncias recebem recursos do Governo para fomentar o turismo local considerando as potencialidades regionais. "Não é apenas os recursos naturais e paisagísticos que tornam o município uma estância turística mas também os eventos e negócios como: de lazer através dos balneários, pesca esportiva e esportes em geral; recursos hidrominerais, com utilização medicinal de águas como terapia; e histórico-culturais, com atrativos artísticos, religiosos, arqueológicos ou paleontológicos", afirmou a deputada Dione Hashioka. 

Segundo a Parlamentar, o processo de regulamentação já está sendo finalizado. Após aprovado, os municípios, que já foram classificados pela Fundação de Turismo, enviarão documentos para serem analisados pelo Conselho Estadual de Turismo e Assembleia Legislativa, para posterior aprovação pelo Plenário do Poder Legislativo e certificação final. 

“Nós temos aqui, municípios com grandes recursos naturais admirados em todo o mundo e que precisam de mais incentivos e, consequentemente investirão e arrecadarão mais. Já temos o Guia Gastronômico de Mato Grosso do Sul que mostra os pratos típicos das Regiões Turísticas do Estado que divulga e fomenta a gastronomia regional e mostra as rotas turísticas em nosso Estado, precisamos ir além e divulgar mais as nossas riquezas, o nosso potencial”, disse a Deputada. 

O projeto de Lei da deputada Dione Hashioka que trata sobre a criação de estâncias turísticas municipais foi promulgado em 2009 e ainda aguarda regulamentação.