Buscar

01/06/2018 às 08:32, Atualizado em 31/05/2018 às 15:59

Deputados defendem ações para incentivar consumo de leite

A Assembleia Legislativa também concede o Diploma de Honra ao Mérito às pessoas e instituições que promovem ações de mobilização e conscientização da importância do consumo de leite.

Cb image default
Foto: Luciana Nassar

Mato Grosso do Sul celebra a Semana Estadual do Leite, instituída pela Lei 4.409/2013, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB). Neste ano, os parlamentares e representantes da cadeia produtiva do leite querem chamar a atenção para a necessidade de aumentar o consumo de leite no Estado. Para levar o assunto aos municípios, foi promovido um concurso de desenho e redação, destinado aos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas. Na manhã de terça-feira (29), os ganhadores foram premiados durante o tradicional “Leite da Manhã”, realizado na sala da Presidência da Casa de Leis.

“A cada ano estimulamos uma reflexão da importância do leite nas nossas vidas. Embora Mato Grosso do Sul tenha uma produção significativa e exporta boa parte da produtividade, o consumo interno tem sido pequeno. Como forma de disseminar essa ideia, foi proposto o concurso com o tema Leite, Alimento para a Vida”, afirmou Mochi. De acordo com o coordenador da Câmara Setorial da Cadeira Produtiva do Leite, o projeto foi idealizado pela falta de conhecimento do valor nutritivo do produto.

O deputado Enelvo Felini (PSDB), que já foi presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), informou que em um universo de 109 mil alunos das escolas municipais de Campo Grande são consumidos cerca de 14.200 quilos de leite em pó, enquanto a Rede Estadual contabiliza o uso de um litro de leite in natura para cada estudante/mês. “Os números revelam a necessidade de motivar a inclusão do leite de vaca nas merendas escolares”, destacou.

Felipe Orro (PSDB) relatou a prevalência de anemia e osteoporose pela falta de ferro e cálcio. “O leite melhora a saúde, alimenta e previne doenças. O Governo do Estado e os municípios precisam implementar ações que incentivem o consumo pelos estudantes”, comentou Orro. O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, disse que o Governo do Estado tem feito um esforço para o leite chegue às escolas. “Além disso, tem feito uma série de medidas para dar melhor competitividade, de tal forma que eleve a produção e o consumo”, falou.

Ganhadores do Concurso

Murillo Paz Lopes (Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá/Miranda), David de Jesus Ricardo (Escola Estadual Antônio Fernandes/Naviraí) e Andrey Martins Lopes Mantovani (Escola Estadual Fátima Gaiotto Sampaio/Nova Andradina) foram os ganhadores na categoria Redação.

Os melhores desenhos foram dos estudantes Giovanna Hadassah do Nascimento Lima (Escola Estadual Manoel da Costa Lima/Bataguassu), Kelvin Alexandre da Silva de Oliveira (Escola Estadual Zamenhof/Campo Grande) e Raplaella Barbara dos Santos Santana (Escola Estadual Dom Bosco/Corumbá).

Os prêmios foram videogame, tablet, aparelho celular e bicicleta. As professoras Dalva Antonia da Silva e Daniele Geysa Gandaia também foram reconhecidas pelo trabalho prestado em sala de aula.

Diploma de Honra ao Mérito

A Assembleia Legislativa também concede o Diploma de Honra ao Mérito às pessoas e instituições que promovem ações de mobilização e conscientização da importância do consumo de leite e seus derivados para a saúde, o fortalecimento da classe produtora e o crescimento econômico da pecuária leiteira no Estado.

Neste ano, a entrega da honraria será no dia 1º de junho, durante o Encontro Técnico do Leite, na sede da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul). Serão homenageados: a Semagro (destaque órgão público); Rogério Rosalin (prefeito Amigo do Leite); Laticínios Rincão (indústria); Cooperativa de Agrícola Mista da Pecuária Leiteira, de Corte e da Agricultura Familiar (associativismo e cooperativismo); Ariani Monaly Garcia Monteiro (técnico), Fazenda Sapé Agro (inovação) e Waldemar Godinho da Aparecida Neto (produtor).

Tribuna

Lineu Pasqualoto, coordenador da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, informou dados da produção leiteira no Estado e relatou algumas atividades que estão sendo realizadas na Semana Sul-mato-grossense do Leite. “Houve um prejuízo de 12 milhões na produção do Estado e a Semana do Leite tem o objetivo de incentivar o consumo do leite e derivados. Em 2016 foram produzidos 750 mil litros diários, este número caiu para 650 mil litros em 2017, e também há previsão de queda na produção para este ano. Os problemas enfrentados pela cadeia produtiva são a capacidade de pagamento das indústrias, os tributos, entre outros. Também temos conquistas, a rota do leite está sendo debatida entre 16 municípios do Centro-Sul do Estado, junto ao Ministério dos Transportes e a redução da taxa do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços [ICMS], por tempo determinado, mas muito importante para a atualidade. A melhor ação hoje seriam investimentos para fomentar o consumo do leite. Também reforçamos a parceria com o Parlamento Estadual”, declarou o coordenador, que ocupou a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (29), a convite do deputado estadual Junior Mochi, presidente da Casa de Leis.

O deputado estadual João Grandão (PT), líder da bancada na Assembleia Legislativa, reiterou a importância do debate sobre o assunto. “Sou defensor da exploração da cadeia produtiva do leite, pois tenho este compromisso desde quando eu era deputado federal. Acredito que o que mais complica a questão do leite é a comercialização. É responsabilidade desta Casa de Leis apoiar esta causa junto à Câmara Setorial que tem a logística para permitir o debate”, registrou o parlamentar.

O deputado estadual Enelvo Felini (PSDB) considerou a Lei 4409, de 30 de setembro de 2013, relevante para o conhecimento acerca do que pode contribuir para a produção de leite no Estado. “Que importante este tema que o traz a esta Casa de Leis hoje, é uma satisfação contar com esta lei da autoria do deputado Junior Mochi, que instituiu a Semana do Leite no Estado. Não podemos esquecer a farta produção que tínhamos em 2015. As estatísticas atuais mostram que os mais de 400 mil alunos das escolas da rede pública do Estado consomem leite in natura, entretanto, 109 mil que residem em Campo Grande consomem apenas leite em pó. O Governo do Estado está fazendo sua parte para haver mais produção de leite e aumentar a lucratividade do homem do campo”, garantiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.