Publicado em 30/08/2012 às 15:11, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Deputados buscarão assinaturas para o movimento “Saúde mais dez”

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Assessoria

A terceira vice-presidente da Assembleia Legislativa, Mara Caseiro (PTdoB), afirmou que a Casa ajudará na busca por assinaturas para o movimento “Saúde Mais Dez”, lançado nesta quarta-feira (29) no hotel Jandaia, em Campo Grande.

O principal objetivo do movimento é colher 1,4 milhão de assinaturas para um projeto de iniciativa popular que obrigue a União a gastar 10% de suas receitas com saúde. Hoje, somente estados e municípios são obrigados a destinar 12% e 15%, respectivamente, de seus orçamentos para o setor.

Os deputados estaduais devem levar para suas bases e redutos eleitorais os formulários de adesão à proposta. Durante o evento, a secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi, também entregou cerca de 1,5 mil fichas para representantes comunitários que farão a distribuição em seus bairros.

Municípios do interior também receberam os formulários para recolhimento de assinaturas.

“A Assembleia Legislativa é parceira nesse movimento, não podemos nos omitir. Se precisar, vamos montar barraquinhas nas praças, nos postos de saúde, escolas, na prefeitura, em todos os locais em busca dessas assinaturas”, afirmou Mara Caseiro.

De acordo com ela, dizer que o problema da saúde está relacionado à gestão “é pura balela”. “Fico até ofendida quando ouço isso. Fui prefeita de município pequeno e sei da dificuldade que é administrar a saúde com poucos recursos”, disse.

Desde a elaboração do movimento em março deste ano, várias entidades manifestaram apoio em busca de mais recursos federais para saúde. Reuniões de apoio semelhantes já ocorreram em estados como Pernambuco, Paraná e Ceará.