Buscar

25/11/2019 às 17:30, Atualizado em 25/11/2019 às 14:45

Deputado do PSL tenta na Justiça sair do partido sem perder mandato

Ele vai alegar justa causa.

Cb image default

Assembleia Legislativa tem dois deputados do partido do presidente da República - Divulgação

O deputado estadual Coronel David (PSL) vai tentar na Justiça eleitoral articular saída do partido sem perder o mandato.

A intenção do parlamentar é estar livre para seguir o presidente da República Jair Bolsonaro (PSL). Isso porque o presidente pretende criar novo partido, o Aliança pelo Brasil (APB).

O parlamentar vem reclamando que está sendo perseguido dentro da sigla e vai alegar justa causa para justificar sua saída.

De acordo com David, cúpula do PSL, em que envolve a presidente do partido regional, senadora Soraya Tronicke, o deputado federal Loester Trutis, o deputado estadual Renan Contar, e a tesoureira do partido, esposa de Contar, Iara Diniz Contar assinaram documento alegando que David não tem seguido as orientações da sigla e que declara ter compromisso apenas com Bolsonaro e não com a agremiação em si. Diante disso, os representantes da sigla pedem para que o mandato do deputado seja cassado, alegando infidelidade partidária.

David é próximo de Bolsonaro e foi o responsável por ter trazido o presidente ao Estado de Mato Grosso do Sul durante campanha eleitoral, em 2016. Após os dois migrarem para o mesmo partido, e em seguida serem eleitos, muitos conflitos tomaram forma dentro da sigla.

Tudo começou com a mudança de liderança do grupo na executiva municipal, em que David foi substituído por Contar, resultado da proximidade do deputado com a senadora Soraya Tronicke, presidente da sigla a nível estadual. A senadora também declarou apoio a Contar para as eleições de 2020, alegando que o novato era o nome escolhido para disputar a prefeitura de Campo Grande.

Diante dos conflitos internos, David vem se sentindo fora da agremiação e tem sinalizado que pretende migrar de partido antes mesmo de Bolsonaro declarar criação de nova sigla.

Anteriormente, David chegou a pensar em ir para o Democratas ou até mesmo para o PSDB. Porém ele não pediu desfiliação porque estava esperando os rumos que o presidente tomaria.

Diante do anúncio da criação do novo partido, David vai entrar na Justiça eleitoral para tentar sair sem perder o mandato. “Temos provas para isso, sou alvo de um processo junto ao Conselho de Ética do partido, mas vou buscar na Justiça posicionamento par garantir meu mandato”, reforçou.

A divulgação do novo partido do presidente ocorreu no último dia 21 de novembro. De acordo com David, o encontrou foi importante para mostrar quem estava do lado de Bolsonaro. “Nenhum senador do PSL estava no evento de divulgação do partido do presidente, já mostrando quem está e quem não está com ele. Agora o Bolsonaro precisa da nossa ajuda para que o Aliança pelo Brasil seja uma realidade”, declarou.

Com informações do Correio do Estado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.