Publicado em 27/10/2019 às 16:00, Atualizado em 27/10/2019 às 14:56

Deputado de MS retoma iniciativa para unificar eleições de presidente e prefeito

Texto prevê que, nas eleições de 2030, todos os mandatos eletivos sejam escolhidos em uma única eleição.

Redação,

O deputado federal Dagoberto Nogueira (PSD) retomou as discussões para unificar as eleições no país. A proposta, que chegou a ser analisada durante debate para a minirreforma eleitoral, deve voltar a tramitar através da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 19.

“Penso que nosso sistema eleitoral hoje é arcaico e exige recursos públicos vultosos, recursos esses que poderiam ser empregados em outros setores muito mais importantes. Por isso proponho a unificação das eleições”, disse Dagoberto, através da assessoria.

O texto apresentado pelo deputado prevê que, nas eleições de 2030, todos os mandatos eletivos sejam escolhidos em uma única eleição. O mandato permanece por quatro anos, exceto senadores da República, que continuam a ser eleitos para oito anos.

Os defensores da unificação destacam que investimentos são travados de dois em dois anos durante o período eleitoral e apontam, ainda, o gasto envolvido para montar a estrutura de votação, com convocação de mesários, deslocamento de urnas, entre outros.