Publicado em 30/05/2018 às 15:36, Atualizado em 30/05/2018 às 18:00

Crise no abastecimento leva 29 municípios do MS a decretarem emergência

Combustíveis e merenda escolar estão entre os itens faltantes.

Redação,

A paralisação no transporte de cargas rodoviárias completou 10 dias e mesmo com o desbloqueio gradual dos caminhoneiros, a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) divulgou hoje (30) que 29 das 79 cidades decretaram situação de emergência, em função do desabastecimento.

Caso a situação persista é provável que mais municípios sejam atingidos, informou a entidade. De acordo com o presidente, Pedro Caravina, a escassez de gasolina e de óleo diesel nos postos de combustíveis dificultou o atendimento nas prefeituras, comprometendo principalmente o transporte e a merenda escolar, além da paralisação dos maquinários que estavam na execução de obras públicas.

É importante destacar que em situações emergenciais, as prefeituras podem ter autorização de modificar contratos para compra de produtos, sem necessidade de licitação pública.

Estão confirmados decretos nas seguintes prefeituras: Amambai, Bataguassu, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Eldorado, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Ivinhema, Jardim, Jateí, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Tacuru, Terenos, Três Lagoas e Vicentina, totalizando 25.

Outros quatro municípios (Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena e Inocência) ficaram de solicitar o decreto nesta quinta-feira (31).