Buscar

18/12/2025 às 10:32, Atualizado em 18/12/2025 às 08:53

Com três sessões na semana, deputados encerram atividades e retomam sessões em fevereiro

Presidente Gerson Claro faz balanço do ano e destaca volume de votações, projetos analisados e atuação dos parlamentares

Cb image default
 Foto: Wagner Guimarães/Alems

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou, nesta quarta-feira (17), a última sessão plenária de 2025. A abertura dos trabalhos foi marcada por um balanço apresentado pelo presidente da Casa, deputado Gerson Claro (PP), que destacou os principais números e ações desenvolvidas ao longo do ano legislativo. As atividades parlamentares serão retomadas na primeira semana de fevereiro.

Ao longo de 2025, a ALEMS promoveu 119 sessões plenárias, o que representa, em média, uma sessão a cada três dias. No período, foram protocoladas 508 proposições legislativas, conforme levantamento da Secretaria de Assuntos Legislativos e Jurídicos.

Do total apresentado, 225 foram Projetos de Lei (PL), 151 Projetos de Resolução (PR), 18 Projetos de Decreto Legislativo (PDL), 12 Projetos de Lei Complementar (PLC) e duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC). Destas matérias, 249 foram aprovadas em plenário, correspondendo a 49,02% do total analisado.

Entre as proposições aprovadas estão 94 Projetos de Lei, 134 Projetos de Decreto Legislativo e seis Emendas à Constituição. Outras 193 propostas seguem em tramitação para apreciação em 2026, enquanto 55 foram rejeitadas pelos parlamentares.

Durante o ano legislativo, foram realizadas 419 votações e publicados 195 Diários Oficiais do Legislativo. Além disso, a Casa registrou 4.314 proposições de natureza administrativa e política, como indicações, requerimentos, moções e emendas. A 1ª Secretaria expediu 6.389 ofícios, enquanto a Presidência respondeu por outros 1.665 documentos oficiais.

Para o presidente Gerson Claro, os números refletem um ano produtivo e de fortalecimento institucional. Ele fez questão de agradecer o trabalho das equipes de gabinete, servidores efetivos e setores administrativos da Assembleia.

“Foi um ano de muito trabalho. Quero agradecer o empenho dos servidores da ALEMS, que têm uma equipe técnica comprometida, além dos profissionais da comunicação, segurança, cerimonial, setor financeiro e da Primeira Secretaria. Sem esse esforço coletivo, não seria possível conduzir os trabalhos do Parlamento e contribuir com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Gerson Claro também ressaltou que o ambiente da Casa foi marcado pelo respeito entre os parlamentares e pela valorização do diálogo. Segundo ele, mesmo diante de divergências naturais, o debate democrático prevaleceu, com a realização de audiências públicas, sessões solenes, homenagens e eventos institucionais ao longo do ano.

O deputado Zeca do PT também se manifestou durante a sessão, elogiando o trabalho dos parlamentares e servidores e desejando votos de boas festas a todos que fazem parte da Assembleia Legislativa.

Já o deputado Londres Machado (PP), líder do Governo na Casa, destacou a condução dos trabalhos pela Mesa Diretora e lembrou que o Executivo estadual conseguiu aprovar 48 projetos de interesse do Estado durante o ano legislativo, agradecendo a colaboração das bancadas e lideranças partidárias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.