Buscar

09/09/2021 às 17:00, Atualizado em 09/09/2021 às 17:10

Com direito a bate-boca, projeto que proíbe linguagem neutra em MS é aprovado

Votação foi marcada por discussão tensa entre os parlamentares, aquecida por rixa nacional

Cb image default
Imagem do momento da discussão na videoconferência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. (Foto: Reprodução/YouTube/Alems)

Os deputados estaduais sul-mato-grossenses aprovaram em primeiro turno nesta quinta-feira (9), o projeto de lei que proíbe a adoção da linguagem neutra em escolas e concursos públicos no Estado. Para passar a valer, a lei precisa ser votada ainda em segundo turno e depois sancionada pelo governador.

Ao todo, foram 11 votos favoráveis à pauta, proposta pelo deputado Márcio Fernandes (MDB). Outros sete se posicionaram contra o projeto, que teve votação marcada pela discussão encabeçada pelo deputado petista Pedro Kemp.

Os outros seis parlamentares que compõem a Assembleia Legislativa não votaram. Por ora, ainda não há previsão de quando deve ocorrer a votação em segundo turno da questão, mas o resultado desta quinta-feira (9), mostra a tendência por aprovação na Casa de Leis de Mato Grosso do Sul, por maioria ampla.

A discussão áspera sobre o projeto, que por trás tem a rixa nacional entre bolsonaristas e lulopetistas, acabou chamando a atenção e tomou boa parte do tempo da sessão desta quinta-feira (9), a última da semana.

"Eu nunca vi legislatura com nível tão baixo de discussão como essa. Nunca vi. Estou no meu sexto mandato, completo 20 anos de Assembleia Legislativa neste ano e nunca vi um nível tão raso de discussão como agora", bradou Kemp, presidente da comissão de Educação e contra o projeto, após fala de Renan Contar (PSL).

Antes desse desabafo, o petista havia feito a defesa do voto contrário, usando argumentos sobre a constitucionalidade da questão. Em resposta, Contar se manifestou em tom mais ácido, afirmando que era uma vergonha o que a esquerda estava fazendo com a língua oficial do Brasil por questão ideológica.

"Isso é a inclusão de lixo ideológico na educação brasileira. Já existem poucos professores militontos implantando isso", dispara o deputado durante a vídeo conferência, com uma projeção da bandeira nacional ao fundo e uma foto de Jair Bolsonaro (sem partido) com a faixa presidencial.

A situação acabou indignando Kemp, que pediu direito de resposta - inicialmente, o presidente da Assembleia, Paulo Corrêa (PSDB) transpareceu não permitir a tréplica, mas foi interrompido pelo petista e acabou deixando a discussão continuar.

"As pessoas vão falar o que elas quiserem. Não vai ser uma lei que proíba o uso que vai fazer com que elas não usem. A língua é viva, não é uma questão de direita e esquerda. E o senhor [se referindo a Contar], vá estudar", disse Kemp, em tom áspero, completando que queria ouvir Fernandes sobre o projeto.

Depois dessa discussão, a votação seguiu com breves diálogos, mas sem mais interferências. A votação deveria ter acontecido na quinta-feira (2) passada, mas acabou sendo adiada justamente por causa de um pedido de vistas de Kemp.

O que é linguagem neutra? - O projeto sobre a linguagem neutra visa a proibição do uso de linguagem neutra - quando os gênero linguísticos masculino e feminino são substituídos por neutros, representados pelas letras X e também E.

Um exemplo de tal linguagem não oficial, é a palavra "todos", assim escrita quando se refere ao gênero masculino, mas grafada "todas" no feminino. Já no gênero neutro, ela pode ser escrita tanto como "todes" ou "todxs".

Se aprovado e sancionado, o projeto vai barrar em Mato Grosso do Sul tal uso em concursos e escolas sob a justificativa de conservar a Língua Portuguesa dentro de suas normas cultas e aplicadas oficialmente em acordo ortográfico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.