Publicado em 06/08/2021 às 09:00, Atualizado em 05/08/2021 às 23:57

Centrão é um ‘câncer’ no Congresso Nacional, acusam deputados de MS

“A gente chama de centrão pra não chamar de ladrão”, disse o deputado Dagoberto Nogueira

Redação,
Cb image default

De oposição, os deputados Dagoberto Nogueira (PDT), Fábio Trad (PSD) e Vander Loubet (PT) concordam que o ‘centrão’ é um problema para o Congresso Nacional e uma espécie de câncer que não tem cura.

O grupo, que se aliou ao presidente Jair Bolsonaro em troca de emendas parlamentares e cargos políticos, costuma agir dessa maneira em todos os governos. O pedetista Dagoberto Nogueira não poupou críticas durante entrevista no Tribuna Livre da Rádio Cidade FM 95.

“O centrão vive disso. É aquilo que tem de pior no nosso país. A gente chama de centrão para não chamar de ladrão, um bando de velhacos. Normalmente são partidos de centro e mais à direita. Tem deputados que você olha e está escrito na testa dele: sou porcaria. Sempre quer vantagem e o que vai ganhar. São pessoas que não tem escrúpulos e não é o partido.”

Nogueira afirma que Bolsonaro tinha opção de se aliar a outros grupos, mas recusou. “Bolsonaro sempre falou mal dessas pessoas. Ele poderia buscar governabilidade com outras pessoas, mas buscou tudo de pior. O toma lá, dá cá, que teve no governo do PT e do Temer, mas nunca esteve tão acentuado como hoje. Tem um orçamento paralelo para atender a corrupção, que fica a critério de distribuição para alguns parlamentares. É tão vergonhoso que deputados estão botando dinheiro fora do seu estado, por interesse político. É uma vergonha o que está acontecendo em Brasília e no Congresso Nacional. É lamentável.”

Risco à democracia

O deputado Fábio Trad disse no Twitter que o centrão se faz de cego aos ataques do presidente à democracia. Bolsonaro vem diuturnamente colocando em dúvidas a segurança das urnas eletrônicas e dizendo até que pode não haver eleição.

“Não adianta o centrão disfarçar ou torcer para o povo não ver. O centrão está sendo cúmplice ao dar sustentação política a quem ameaça abertamente a democracia eleitoral do país. É o centrão que está dando oxigênio para o autoritarismo respirar”, disse Trad.

Governo frágil

Para o deputado Vander Loubet, o governo está fragilizado e a ida do senador Ciro Nogueira (PP) para a Casa Civil é uma prova disso. “Como partido do centrão, o PP sabe muito bem jogar esse jogo, estão se apropriando de todos os espaços possíveis no governo para atender aos seus interesses, em troca de construir um cenário para inviabilizar o impeachment do Bolsonaro - que juridicamente já tem há tempos todos os elementos e provas para ser feito.”

Com informações do TopmidiaNews