Publicado em 26/11/2025 às 11:00, Atualizado em 26/11/2025 às 08:46

Celso Sabino, ministro do Turismo, é expulso do União Brasil

Conselho decidiu dissolver o diretório do Pará, do qual Sabino era presidente

Redação,
Cb image default
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Conselho de Ética do União Brasil decidiu, nesta terça-feira (25), expulsar o ministro do Turismo do governo Lula, Celso Sabino. Ele teve sua filiação partidária cancelada.

Além de expulsar o ministro, o conselho decidiu dissolver o diretório do Pará, do qual Sabino era presidente e nomear uma comissão provisória para o núcleo.

A decisão dos conselheiros foi unânime.

A expulsão é uma consequência direta da escolha de Sabino em permanecer no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo após o partido ter solicitado que todos os filiados deixassem seus cargos no Executivo.

Em setembro, o União Brasil havia estabelecido um prazo de 30 dias para que seus filiados se afastassem de cadeiras no Executivo.

Sabino chegou a entregar uma carta de demissão ao presidente Lula e teve a saída do governo anunciada, mas o chefe do Executivo solicitou que ele continuasse no comando da pasta por mais tempo.

Durante a realização da COP 30 em Belém (PA), no último dia 17, Sabino se manifestou publicamente sobre a situação, dizendo que “não há razão” para sua expulsão. 

Manifestação do União

Nas redes sociais, o partido publicou nota sobre a decisão do Conselho de Ética.

"Por unanimidade, os conselheiros opinaram pelo deferimento da intervenção do diretório regional do União Brasil no Pará com dissolução da Executiva local e nomeação de comissão provisória e também pela expulsão com cancelamento de filiação partidária de Celso Sabino", afirma a nota. Ainda segundo a nota, o ministro participou da reunião, acompanhado de seu advogado.

O União Brasil informou ainda que o encontro da Executiva Nacional para análise dos pareceres do Conselho de Ética sobre a expulsão de Sabino e a intervenção no diretório do Pará ainda não foi marcado, mas será realizado até dia 8 de dezembro.

Com informações do Portal IG