Buscar

02/11/2020 às 11:40, Atualizado em 01/11/2020 às 22:42

Candidatos não podem mais ser presos até as eleições

O Código Eleitoral prevê o benefício, no período de 15 dias antes da eleição

Cb image default
Urna eletrônica usada nas eleições 2018. (Foto: Arquivo/Campo Grande News) 

A imunidade eleitoral já está valendo para os candidatos a prefeito e vereador nas eleições deste ano. Desde este sábado (31), nenhum concorrente aos cargos pode ser preso ou detido, a não ser em casos de flagrante.

O Código Eleitoral prevê o benefício, no período de 15 dias antes da eleição. Já os eleitores não poderão ser presos cinco dias antes das eleições, ou seja, a partir do dia 10, exceto em flagrante delito, em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, e por desrespeito a salvo-conduto.

A regra para ambos os casos vale até 48 horas antes depois do término do primeiro turno. O primeiro turno das eleições deste ano ocorre no dia 15 de novembro e dia 29, nos municípios onde houver segundo turno.

Em Mato Grosso do Sul foram 8.643 candidatos registrados para eleição, o que representa um aumento de 16,9% em relação ao pleito municipal de 2016. Um dos motivos é que os partidos lançaram chapas completas de vereadores, já que neste ano foi proibida as alianças proporcionais.

Com informações do Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.