Publicado em 25/07/2012 às 17:43, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Campo Grande vai receber R$ 30 milhões do programa “Crack, é possível vencer”

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Assessoria

O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, explanou em videoconferência na terça-feira (24) a mecânica do programa “Crack, é possível vencer” e como os 30 milhões proveniente de verbas federais serão aplicados no combate a epidemia do crack na Capital e, posteriormente, no Estado. A conferência foi realizada no Unique Palace, em Brasília e destinada à imprensa do Estado na Secretaria de Saúde, às 16 horas (horário de MS).

O programa “Crack, é possível vencer” vai atender a população do bairro Los Angeles. O bairro foi escolhido por ser a região com maiores índices de violência de Campo Grande, registrado, no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Na região serão instaladas câmeras de monitoramento, veículos para abordagem e “consultório de rua” tudo para atender a demanda de usuários de drogas na localidade. Dos 30 milhões aplicados no Projeto: 13 milhões são para a área da saúde, outros 13 milhões assistência social e os últimos 4 milhões vão para área da justiça que estão correlacionadas nessa empreitada.

A preocupação maior é com relação às regiões fronteiriças do estado onde esta localizada o maior tráfico de drogas. De acordo com André Puccinelli, o programa vai servir inicialmente como projeto piloto para atender, principalmente, essas áreas. “Temos que agir com inteligência, matar o problema pela raiz, pensando nisso já temos projetos elaborados para atender essas localidades”. Declarou.

Segundo o ministro de saúde Alexandre Padilha o programa “Crack, é possível vencer” esta sendo costeando por recursos federais e vem de encontro com anseios do país em relação ao combate da ferida social que é o crack. “Os objetivos do plano são aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários, enfrentar o tráfico de drogas e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção por meio da educação, informação e capacitação” explica o ministro.

Já o governador André Puccinelli acredita que as ações apresentada no programa serão eficazes e reúne um conjunto de ações para apoiar iniciativa de entidades que já trabalham com a reestruturação social desses dependentes químicos na sociedade. “Também acontecerá a sistematização do eixo cuidado, desenvolvimento social e prevenção fatores primordiais para podermos combater a epidemia do Crack”, declarou.

Estava ao lado do governador André Puccinelli compondo a mesa da videoconferência, o ministro da saúde Alexandre Padilha, a secretaria estadual de saúde Beatriz Dobashi, o deputado estadual George Takimoto e o secretário municipal de saúde pública Leandro Mazina Martins