A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira, 17, o requerimento de urgência para o projeto de lei que trata da anistia a participantes dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. A proposta recebeu 311 votos favoráveis, 163 contrários e sete abstenções.
O requerimento de urgência acelera a tramitação da pauta, reduzindo formalidades regimentais e prazos, agora, a Câmara poderá ser votada diretamente em plenário em qualquer momento.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), reuniu líderes partidários antes da sessão, e a votação foi marcada por divergências intensas.
Motta afirmou nas redes sociais após o encontro com lideranças: "O Brasil precisa de pacificação e de um futuro construído em bases de diálogo e respeito. O país precisa andar. Temos na Casa visões distintas e interesses divergentes sobre os acontecimentos de 8 de janeiro de 2023. Cabe ao Plenário, soberano, decidir".
A proposta de urgência foi apresentada a partir de um projeto de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ). Agora, um relator será designado para elaborar um texto substitutivo, que será submetido ao plenário. Ainda não há data definida para a votação final, nem indicação de quem assumirá a relatoria.
Com informações do Portal Terra
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.