Publicado em 09/06/2012 às 14:02, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Bolívia deve começar a devolver em 30 dias veículos que foram roubados no Brasil

Secretário de Segurança Pública confirma negociações dos governos brasileiro e boliviano

Redação, Correio do Estado

Os governos brasileiro e boliviano estão negociando o repatriamento de quase 500 veículos roubados ou furtados no Brasil e levados posteriormente para a Bolívia, onde foram vendidos por preços bem abaixo ao de mercado ou trocados por porções de droga. 

De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp), Wantuir Jacini, este pode ser um sinal de devolução dos demais carros subtraídos em território brasileiro. Não existe um número exato de quantos veículos estejam irregulares na Bolívia, mas a estimativa é de que a quantidade varie entre três a quatro mil carros, dentre eles, caminhonetes.

“As negociações ainda estão se processando. Os governos do Brasil e da Bolívia estão tratando isso com muito cuidado e de forma até sigilosa. Já houve reunião na Sejusp com órgãos estaduais e federais de segurança, mas ainda falta uma reunião, que acontecerá na Bolívia dentro de 30 ou 40 dias. Depois disso é que esperamos que fiquem acertados todos os tramites legais para sejam repatriados os veículos”, explicou o secretário.
Jacini avaliou a medida de devolução como ótima porque é uma demonstração de que a Bolívia devolverá os carros brasileiros. Os cerca de 500 veículos que serão repatriados entrarão no Brasil por meio de Corumbá e, em seguida, serão trazidos para Campo Grande.