Publicado em 06/11/2019 às 15:00, Atualizado em 06/11/2019 às 11:47

Bolsonaro detona atitude de diretor da Globo após reportagem

Presidente não aprovou manifestação de chefão do jornalismo da Globo.

Redação,
Cb image default
Governo Bolsonaro rebateu diretor da Globo (Imagem: Reprodução / Globo)

O governo do presidente Jair Bolsonaro surpreendeu com um comunicado lamentando a suposta comemoração do diretor-geral de jornalismo da Globo, Ali Kamel, após a reportagem sobre o porteiro que citou o político, em depoimento na Polícia, na investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL).

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o diretor parabenizou os jornalistas da Globo Rio pela reportagem feita e deu detalhes de cada passo da investigação jornalística.

Revelou ainda que “uma fonte absolutamente próxima da família do presidente Jair Bolsonaro” e mais, que “ia estourar uma grande bomba, pois a investigação do caso Marielle esbarrara num personagem com foro privilegiado”, sem a citação direta ao nome de Bolsonaro.

No comunicado enviado pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, a Secom, o governo repudiou a “perseguição da TV Globo ao presidente Jair Bolsonaro”.

Na nota, o Palácio do Planalto declarou que a emissora carioca tem como foco “promover discórdias e enfraquecer o governo” e que se fizesse o jornalismo imparcial que propaga, “investigaria e publicaria, por exemplo, sua própria participação em supostos pagamentos de propina a dirigentes da Fifa para compra de direitos de transmissão da Copa do Mundo”.

Confira o comunicado na Íntegra:

“A Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) repudia a perseguição da TV Globo ao presidente Jair Bolsonaro, na tentativa de envolvê-lo no caso Marielle.

É lamentável que a TV Globo considere motivo de comemoração a veiculação de matéria que, sob o verniz de jornalismo imparcial, somente leva desinformação aos brasileiros.

Caso a emissora tivesse realmente pautado seu trabalho pela imparcialidade, rigor na apuração e profundidade de investigação, não teria levado ao ar matéria tão frágil do ponto de vista jornalístico.

A reportagem seguiu adiante mesmo sabendo que o depoimento que relacionava o presidente da República não passou de fraude e se apresenta como outro crime que merece apuração. Jornalismo não pode ser feito com suposições.

É evidente o foco da emissora em promover discórdias e enfraquecer o governo, enquanto outros fatos notórios positivos do país são silenciados, pois não interessam aos cofres da empresa.

Se a TV Globo fizesse bom jornalismo, como defende, investigaria e publicaria, por exemplo, sua própria participação em supostos pagamentos de propina a dirigentes da Fifa para compra de direitos de transmissão da Copa do Mundo.”