Publicado em 07/03/2012 às 14:09, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

BATAYPORÃ: Notícias do Poder Legislativo

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Assessoria

Câmara de Batayporã aprova cedência de área para Unidade de Terapia

 

Durante a 2ª Sessão Ordinária da Câmara de Batayporã, realizada no dia 5 de março, sob a presidência do Vereador Jorge Takahashi (PMDB), foram apreciadas matérias relevantes, como o projeto encaminhado pelo Executivo, pelo qual a Câmara Municipal autoriza o Prefeito Edson Ibrahim, a ceder em comodato, a área do antigo balneário, para sediar a Unidade de Terapia para dependentes químicos.

De acordo com Jorge Takahashi, este projeto é relevante, e por isso mesmo, foi votado em regime especial, sendo que os vereadores consideram ser muito importante para toda a região, a implantação da referida unidade. Jorge lembrou que a ONG que vai cuidar da unidade, merece todo o respeito, uma vez que já comprovou sua seriedade e competência, em várias de suas unidades, espalhadas pelos estados de MT e MS.

Antes do início da sessão, no plenarinho da Câmara, foi realizada uma reunião com a Comissão de Professores da rede municipal de ensino, onde os mesmos reivindicaram direitos referentes à categoria. Em grande número os professores que, juntamente com o Presidente do Sindicato da Classe, Prof.º. Edson Zopi trouxeram ao conhecimento do Legislativo as condições e propostas que pretendem receber do Prefeito Municipal em relação ao reajuste do Piso Salarial Nacional dos Professores da rede pública Municipal de ensino.

 

Já no decorrer da reunião no uso da tribuna, os Vereadores Ney Olegário, Jeová do Minerva e Cícero Leite, ressaltaram a necessidade de buscar solução em favor da categoria dos Professores, mencionando analisar com muita cautela e nos mínimos detalhes as propostas do Executivo Municipal que há por vir, referente à classe.

O Vereador Dr. Liberato em seu uso na tribuna parabenizou a todas as mulheres do Município pela comemoração do Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 08/03, destacando também os Projetos de Leis de sua autoria, nos quais homenageiam os saudosos, Professor Paulo Takashi Itada, com a denominação da quadra Poliesportiva da Escola Municipal Benedita Figueiró de Oliveira, e o Sr. Sinforiano Romero, com a denominação da atual Rua Bahia, no centro da cidade.

Em seu discurso, o Presidente Jorge Takahashi discorreu sobre a importância da reunião com os professores, reforçando a necessidade de se discutir amplamente os anseios da categoria, reafirmando que o Legislativo sempre esteve ao lado da classe, por entender a importância da profissão na vida de cada cidadão. Também parabenizou o Executivo pela elaboração do Projeto de Lei que cria o espaço cultural no Município, no qual proporcionará um melhor desenvolvimento no que se diz respeito à cultura, lembrando que tal realização também é de conquista do Vereador Dr. Liberato, que por muitas ocasiões reivindicou ao Prefeito e a Secretária de Educação e Cultura esta conquista. Destacou ainda as Moções que por sua proposição a Câmara enviou ao Sargento Juliano, do 2º GPMA e a MM. Juíza Dra, Sabrina, desejando-lhes uma excelente estada no Município. 

Também durante a sessão, foram apreciadas as proposições dos vereadores, todas aprovadas e encaminhadas, de acordo com o regimento interno.

 

JORGE TAKAHASHI indica à Agesul, reforma de rodantes de pontes.

O Vereador e Presidente da Casa encaminhou indicação ao Diretor Regional da AGESUL de Nova Andradina, Engº. Joel Andreassi, solicitando a reforma dos rodantes das pontes dos Rios, Samambaia, Baia e Borevi na rodovia MS-134, sentido Porto Primavera.

Também de sua autoria foram expedidas Moções de Boas Vindas ao 1º Sargento Juliano dos Santos Cardoso, comandante do 2º GPMA do Município, e a MM. Juíza de Direito do Fórum da comarca de Batayporã e Taquarussu Drª. Sabrina Rocha Margarido João.

 

JEOVÁ DO MINERVA solicita ao Prefeito troca de placas de ruas

O vice-presidente da casa solicitou através de indicação ao Prefeito Municipal Edson Ibrahim a troca das placas de denominação da antiga Rua Paraná, atualmente denominada de Oraciano Soares de Oliveira de acordo com a Lei Municipal nº 676 de 19 de outubro de 2005. Também, no transcorrer da sessão, através de indicação verbal solicitou a realização de tapa-buracos na Rua Bahia esquina com a Rua Valdir Sãovesso.

 

NEY OLEGÁRIO busca recursos para aquisição de aparelhos de mobiliário para a Adeporã e Projeto Conviver

Através de indicações o nobre Vereador solicitou recursos através de emendas parlamentares a Deputada Estadual Dione Hashioka para aquisição de ar condicionados e mobílias para a ADEPORà e uma academia ao ar livre no Assentamento São Luiz. Ao Deputado Estadual Lauro Davi, solicitou emendas para aquisições de ar condicionado e mobílias ao projeto CONVIVER e ao Senador Delcídio do Amaral e ao Delegado do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, João Grandão, recursos Financeiros para aquisição de equipamentos para incentivar a atividade da pecuária leiteira, recuperação de pastagem e fornecimento de alimentação para o gado, com o plantio de milho e sorgo para silagem, e a agricultura de subsistência humana

 

 

CÍCERO LEITE propõe ao Prefeito a construção de sanitários públicos

 

As proposições do 1º Secretário foram endereçadas ao Prefeito Edson Ibrahim solicitando que sejam construídos dois banheiros sanitários públicos nas mediações da Avenida Brasil entre a conveniência do Serginho, ao lado do Bom Jesus e Lanchonete Suzi. Também endereçou ao Diretor Regional da Agesul, Eng.º Joel Andreassi para que o referido departamento realize a limpeza da valeta central na rodovia MS-134 até o Município de Nova Andradina. Justificando que a mesma é usada por muitas pessoas para prática de exercícios físicos como caminhadas e corridas.

 

 

 

Jorge Takahashi e Ney Olegário acompanham Prefeito em audiência com a Deputada Dione Hashioka

 

Uma agenda marcada para este dia 7, no Gabinete da Deputada Dione Hashioka, na Assembléia Legislativa, em Campo Grande, levou o Presidente da Câmara Jorge Takahashi e o Vereador Ney Olegário, a acompanharem o Prefeito Edson Ibrahim, quando estarão buscando novas fontes de recursos para obras no Município.

Takahashi e Ney mantêm um estreito relacionamento político com a Parlamentar representante do Vale do Ivinhema, e vão reforçar pedido do executivo, para que ela disponha emendas para o Município.

De acordo com Jorge Takahashi, as prioridades que ele e Ney Olegário entendem como mais prementes, são para o setor de Saúde. “A Saúde é prioridade sempre para a população e entendemos que é fundamental munir o Executivo de recursos para melhorar o atendimento”, afirmou Takahashi.

Por sua vez, o Vereador Ney Olegário informou que vão aproveitar a estada em Campo Grande, juntamente com o Prefeito Edson Ibrahim, para visitar secretarias e se possível, a Governadoria, em busca de novos recursos.

Outros assuntos a serem tratados em Campo Grande, estão relacionados com o Legislativo, mais especificamente na União de Câmaras de Vereadores, e também visitas aos diretórios do PMDB e do PDT, partidos aos quais os dois vereadores pertencem, respectivamente.