Buscar

04/08/2020 às 12:34, Atualizado em 04/08/2020 às 10:49

Bataguassu é a cidade do MS com maior incidência de Covid-19 por número de habitantes

O município teve um crescimento no número de casos em julho.

Cb image default
Foto - Cenário MS

Bataguassu é a cidade do Mato Grosso do Sul com maior incidência de Covid-19 por número de habitantes. Com uma população estimada em 23.024 pessoas, o município conta com 641 casos positivos do novo coronavírus, segundo a prefeitura municipal e uma taxa de incidência de 2.784,0 casos a cada grupo de 100 mil habitantes. O coeficiente de incidência da doença é uma métrica adotada pela Secretaria de Saúde do Estado para igualar os número por cidades, padronizando o levantamento.

No boletim da Secretaria Estadual de Saúde, Guia Lopes da Laguna ainda aparece em primeiro lugar, com 2.769,1, casos por 100 mil habitantes, e Bataguassu em segundo, devido ao número ainda desatualizado de confirmações do município, que pelo Estado conta com 530 casos - 11 a menos que pelo informativo da prefeitura. Esta diferença coloca Bataguassu na frente da cidade do Sudeste de Mato Grosso do Sul.

O município teve um crescimento no número de casos em julho. No dia 30 de junho, Bataguassu tinha 40 confirmações e terminou o mês de julho com 635 casos. Alta de 1.587,5% em 30 dias. Além dos casos confirmados, Bataguassu ainda registrou 04 óbitos no período.

Os casos passaram a subir de forma desproporcional a partir do dia 03 de julho, quando foram divulgados 187 casos, devido testagem em massa realizada com trabalhadores do frigorífico Marfrig, que atendia a uma determinação que consta do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a empresa em junho. No intervalo de 24 horas, Bataguassu passou de 64 para 251 casos positivos. Dos cerca de 1.300 trabalhadores testados, 204 trabalhadores residentes em Bataguassu testaram positivo.

Ainda em julho, 17 dias depois o município dobrou o número de casos, chegando a 526 no dia 20, devido a outra testagem em massa em 1.067 funcionários, realizada nos dias 17 e 18 pela Marfrig com parceria da prefeitura, que diagnosticou mais 94 trabalhadores com a doença. O frigorífico ficou fechado para higienização no período dos testes. Atualmente os casos entre funcionários do Marfrig representa cerca de 46 % do total de casos na cidade.

Bataguassu também ocupa as primeiras colocações em número de casos positivos. Hoje com 641 casos, o município está em quinto atrás apenas dos grandes centros do Estado como: Três Lagoas (699), Corumbá (1.3744), Dourados (4.379) e Campo Grande (10.683).

Conforme o boletim epidemiológico divulgado na tarde desta segunda-feira (03), o município conta com 641 casos positivos e 155 suspeitos. Dos positivos, 64 pacientes estão ativos - sendo 61 em isolamento domiciliar e 03 internados em leitos clínicos. 89,3% dos casos confirmados estão curados - 573 pessoas.

Medidas restritivas

Atendendo as recomendações indicadas para os municípios de classificação média de risco no programa Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), a prefeitura de Bataguassu, está restringindo o funcionamento do comércio a partir desta segunda-feira, dia 03 de agosto. O novo decreto acrescenta dispositivos nas regras já em vigor, desde o início da pandemia, e deve valer até o dia 15 de agosto.

Segundo o documento, o funcionamento será restringido em salões de beleza, cabeleireiro, barbearia, clínica de estética, estúdios de tatuagens/piercings e afins. Também está proibida a prática coletiva de atividade ao ar livre e leilões presenciais sendo, no entanto, permitido a realização de leilões eletrônicos, limitados a 12 pessoas na sua organização.

O decreto municipal, publicado nesta sexta-feira, acrescenta ainda que o toque de recolher das 22 horas às 5 horas do dia seguinte permanece válido para todos os dias da semana e passa a vigorar por prazo indeterminado, exceto quando necessária para acesso aos serviços essenciais.

A suspensão das aulas presenciais na rede municipal de ensino; obrigatoriedade do uso de máscara para circulação nas ruas e acesso aos estabelecimentos comerciais e órgãos públicos permanecem em vigor, assim como o fechamento do comércio aos sábado e dos supermercados aos domingos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.