Buscar

27/10/2020 às 08:30, Atualizado em 26/10/2020 às 21:07

Azambuja pede recursos para combate a incêndios no Pantanal em reunião com Bolsonaro

Governador também pediu agilidade na relicitação da Malha Oeste, que vai de Bauru (SP) a Corumbá

Cb image default
Divulgação

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) solicitou mais recursos no combate a queimadas do Pantanal e agilidade no processo relicitação da Malha Oeste, que vai de Bauru (SP) a Corumbá, em reunião nesta segunda-feira (26), no Palácio do Planalto com presidente Jair Bolsonaro.

Conforme divulgado, hoje sob concessão da Rumo, a ferrovia está desativada, mas o Governo do Estado desenvolveu uma série de estudos sobre demanda, mostrando a viabilidade do modal.

Já sobre as queimadas, Azambuja apresentou um projeto de conservação do Pantanal por meio da otimização dos serviços de prevenção e combate a incêndios florestais prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Ainda segundo divulgado, a proposta é de um convênio para a aquisição de um helicóptero para operações de salvamento e resgate, de um avião Air Tractor de combate a incêndios florestais e de um caminhão tanque para abastecimento das aeronaves. O investimento de R$ 84,8 milhões seria feito por meio do Fundo de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, além de contrapartida estadual.

O governador disse que o presidente Jair Bolsonaro garantiu que os dois projetos serão encaminhados aos ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Infraestrutura para análise.

Reinaldo Azambuja destacou que o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e a Defesa Civil tem emitido avisos e alertas meteorológicos de baixa umidade relativa e que o Corpo de Bombeiro Militar de Mato Grosso do Sul empreende todos os recursos materiais e humanos disponíveis no controle desse cenário.

“O presidente Jair Bolsonaro foi muito receptivo aos nossos pedidos, demonstrando interesse pelas soluções apresentadas para viabilizar as ações de prevenção e combate de incêndios no Pantanal e reforçou interesse do Governo federal em alavancar a estrutura logística das ferrovias brasileiras destacando a importância da Malha Oeste”, afirmou Reinaldo Azambuja.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.