Publicado em 20/11/2020 às 09:01, Atualizado em 19/11/2020 às 22:11

Audiência na Assembleia Legislativa pretende definir regras para uso sustentável da Serra de Bodoquena

Evento será realizado no dia 24 de novembro através das plataformas digitais

Redação,
Cb image default
Parque Nacional da Serra da Bodoquena. (Foto: Ilustrativa)

Será realizado no próximo dia 24 de novembro, a partir das 14 horas, uma audiência pública sobre o Zoneamento Ecológico Econômico na Serra da Bodoquena.

O evento será online, mas contará com uma mesa presencial na Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.

A proposta da audiência pública foi levantada pelo grupo Unidos da Serra da Bodoquena, iniciativa formada com a participação de guias de turismo, empresários do trade turístico, ambientalistas e sociedade civil, visa trazer diretrizes mais claras para o uso sustentável dos recursos naturais da região.

“Queremos discutir qual a melhor forma de fazer a gestão dessa região de forma sustentável e que atenda às características singulares locais”, revela Yolanda Prantl Mangieri, participante do grupo, segundo o site bonito notícias.

Conforme o Ministério do Meio Ambiente, ZEE (o zoneamento ecológico-econômico), instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente regulamentado pelo decreto nº 4.297/2002, tem sido utilizado pelo poder público com projetos realizados em diversas escalas de trabalho e em frações do território nacional.

Municípios, estados da federação e órgãos federais têm executado ZEEs e avançado na conexão entre os produtos gerados e os instrumentos de políticas públicas, com o objetivo de efetivar ações de planejamento ambiental territorial.

Em resumo, o ZEE tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento sustentável a partir da compatibilização do desenvolvimento socioeconômico com a proteção ambiental.

A audiência pública é uma realização do grupo Unidos da Serra da Bodoquena, Fundação Neotrópica do Brasil, GESB (Grupo de Espeleologia Serra da Bodoquena, Observatório Serra da Bodoquena, ALMS e conta com o apoio do deputado estadual, Renato Câmara.

A audiência será transmitida pelo canal do Youtube da Alems e também pelo Facebook ( facebook.com/assembleiams)