Buscar

26/04/2019 às 13:34, Atualizado em 26/04/2019 às 12:37

Após protestos, Governo promete resposta sobre abono de servidores até segunda

Comissão de deputados formada nesta manhã participou de reunião com o secretário de Governo.

Cb image default
Deputados Rinaldo Modesto e Barbosinha participaram de reunião com secretário de Governo (Foto: Leonardo de França/Midiamax)

O Governo do Estado deverá responder até segunda-feira (29) sobre a permanência do abono salarial dos servidores salariais do Estado. Essa foi a informação dos deputados que estiveram reunidos com o secretário de Governo, Eduardo Riedel, na tarde de hoje, na Governadoria.

De acordo com o deputado estadual Barbosinha (DEM), líder do governo na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) a promessa é de que a equipe econômica do Governo do Estado trabalhará de hoje até segunda-feira em uma proposta para entregar aos servidores.

“O que é importante é a boa vontade da equipe, que vai estar hoje, amanhã e o fim de semana para segunda ter uma resposta objetiva. Existe a vontade política e a sensibilidade do governo de compreender, principalmente, os menores salários, onde esse valor é vital para a sobrevivência de cada um”, declarou o parlamentar ao sair do encontro.

Também participaram da reunião na Governadoria os deputados Lídio Lopes (Patriota), Gerson Claro (PP), Capitão Contar (PSL) e Rinaldo Modesto (PSDB). Este último, inclusive, declarou que o governador Reinaldo Azambuja é uma “pessoa sensível a questão”.

“O governo está preocupado com essa questão sensível, até por conta, sobretudo, daqueles que ganham menos no Estado e a equipe do governo está fechada numa sala, discutindo um meio para que aqueles que recebem esse abono não venham a ter nenhuma perda nesse salário”, afirmou Rinaldo.

Mais cedo, o deputado Capitão Contar (PSL) já havia se manifestado favorável a manutenção do abono salarial. “Estou aqui lutando para ser justo. Se o Governo diz que não tem orçamento para pagar os servidores, pois a folha está ‘pesada’, e por esse motivo quer retirar o abono que é de R$ 200, porque é apresentado para esta Casa de Leis, um projeto onde cria novos cargos?”, declarou durante a sessão.

Comissão

Os deputados fazem parte de uma comissão, criada na manhã desta quinta-feira, para acompanhar as tratativas do reajuste dos servidores. O grupo surgiu após confusão durante a sessão de hoje na Assembleia.

Vários servidores acompanharam a sessão, mas um grupo de cerca de 100 pessoas ficou do lado de fora e tentou ocupar o plenário. Eles foram contidos pelos seguranças da Casa e após o tumulto, um grupo se reuniu com os deputados para apresentar as reivindicações.

A principal reclamação dos servidores é sobre o abono salarial de R$ 200, que foi anunciado durante reuniões com a SAD (Secretaria de Estado de Administração) que poderia ser retirado. As categorias pedem a manutenção do valor ou sua incorporação no salário.

Para tanto, o grupo pede uma reunião com o secretário de Governo ou então com o governador Reinaldo Azambuja. Caso não haja resposta, as categorias já se mobilizam para uma manifestação, na terça-feira (30), em frente à Governadoria.

Fonte Midiamax

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.