Publicado em 26/07/2022 às 08:00, Atualizado em 25/07/2022 às 23:34

Ala do MDB vai ao TSE para impedir confirmação da candidatura de Tebet

O representante estadual também pede que a convocação da convenção seja anulada

Redação,

O diretório estadual do MDB em Alagoas acionou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta segunda-feira, dia 25 de julho, para pedir a suspensão da convenção nacional do partido, marcada para a próxima quarta-feira (27). No evento, o partido deve confirmar a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República.

O autor da ação é Hugo Wanderley Caju, que foi eleito pelo diretório alagoano do MDB como representante na convenção nacional da sigla.

No documento, Caju afirma que a plataforma escolhida para a realização da reunião "não é capaz de garantir o sigilo do voto" na convenção. Segundo ele, o voto secreto é garantido pelo estatuto do MDB e o sistema escolhido "não é capaz de assegurar esse nível primordial de segurança e de sigilo das informações".

O representante estadual também pede que a convocação da convenção seja anulada.

"A realização da Convenção Nacional Ordinária [...] vulnera tal garantia [do sigilo do voto], por se tratar de meio comprovadamente inidôneo para assegurar o padrão de sigilo necessário a deliberações dessa natureza. O problema não é, portanto, o modo pelo qual a convenção será realizada (presencial ou virtualmente), mas, sim, a tecnologia oferecida aos filiados com direito a voto", afirma o autor da ação.

Renan Calheiros, que preside o MDB em Alagoas, vem defendendo o apoio da sigla à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, de quem é aliado. Ele e outros caciques do partido, em especial os das regiões Norte e Nordeste, são próximos ao petista.

Com informações do G 1