Publicado em 23/07/2018 às 14:30, Atualizado em 23/07/2018 às 15:47

A três meses das eleições, MPE já tem 15 investigações por crime eleitoral

Com mais de 20 denúncias, campanha foi lançada nesta segunda-feira.

Redação,
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Campanha foi lançada hoje, no TRE/MS - Bruno Henrique/Correio do Estado

A menos de três meses para as eleições de outubro de 2018, o Ministério Público Estadual (MPE) já abriu 15 procedimentos de investigação de crimes eleitorais. De acordo com o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Eleitorais, procurador de Justiça Antônio Siufi Neto, dois procedimentos foram devido à outdoors.

Foram mais de 20 denúncias até o momento e na manhã desta segunda-feira (23) o MPE, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS), Ministério Público Federal (MPF) e a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) lançou a campanha "Voto Certo é Voto Limpo", para que seja fomentado a conscientização de que é necessário a população participar da fiscalização no período pré e pós eleitoral.

O procurador-geral do MPE, Paulo Passos, lembrou do momento que o brasileiro está vivendo, em que inúmeros governantes e ex-governantes estão respondendo por ato de improbidade administrativa. “Grave crise ética e moral e esses governantes não caíram de paraquedas, eles foram eleitos por meio de votos e compete a nós do sistema judiciário garantir ao eleitor escolha do candidato de maneira isenta”, disse Passos.

De acordo com o procurador de Justiça do TRE Marcos Nassar, os desvios de recursos no Brasil somaram R$ 330 bilhões só em 2017. “Esse valor é três vezes o total investido neste ano em educação que foi R$ 110 bilhões”, apontou Nassar.

Nassar disse também que menos da metade desse valor desviado seria necessário para resolver o problema de saneamento básico de todo o Brasil. “Poderíamos resolver metade do problema da população que não tem esgoto tratado com esses 5% do PIB [Produto Interno Bruto] desviado”, reforçou.

O plano de ação da campanha prevê utilização de outdoors, camisetas, adesivos, panfletos, busdoor e redes sociais, de maneira que conscientize o cidadão sobre os valores morais e as consequências do voto.

Conteúdo - Correio do Estado