Buscar

26/01/2017 às 08:42, Atualizado em 26/01/2017 às 11:42

Vereador preso em Ladário é transferido para presídio de Corumbá

Eurípedes Zaurizio foi indiciado pela PF por diversos crimes, entre eles, agiotagem.

O vereador ladarense Eurípedes Zaurizio de Jesus, de 44 anos, do PTB, foi transferido para o presídio de Corumbá após permanecer preso na Delegacia da Polícia Federal. O parlamentar estava no local desde a última terça-feira (24), quando foi preso durante a Operação Anatocismus. O parlamentar se consolidou como o mais bem votado do município nas últimas eleições, com 365 votos.

Deflagrada pela PF, a operação investigou irregularidades durante a campanha, onde ficou comprovado o indiciamento do vereador, bem como de mais quatro pessoas, pelo crime de agiotagem e retenção de documentos pessoais na forma em continuidade delitiva.

Segundo o site FolhaMS, o delegado da Polícia Federal e coordenador da operação, Ricardo Rodrigues Gonçalves, logo após as prisões, às investigações também direcionam a prática de crime de corrupção eleitoral ativa, que seria a compra de votos e falsidade ideológica eleitoral, popularmente conhecida como “caixa dois”.

As investigações apontam que pelo menos desde 2014, Euripides vem realizando essa prática e, de forma reiterada a atividade de agiotagem, ele, como modo de garantir o pagamento desses empréstimos, fazia a retenção de documentos pessoais e de cartões magnéticos de programas sociais, como o Bolsa Família dos usuários.

Para receber, o vereador se valia de comparsa, que efetuava saques, na Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas da cidade de Ladário. Imagens provam toda essa movimentação. Diante das informações obtidas pela PF, os investigados foram indiciados pela prática de corrupção eleitoral ativa, falsidade ideológica eleitoral “caixa dois”, usura pecuniária “agiotagem” e retenção de documentos de identificação, cujas penas somadas variam de dois a 11 anos de prisão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.