Aconteceu nesta quinta-feira, dia 11-12, em Nova Andradina a troca do comando do 8º Batalhão da Polícia Militar. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa e contou com várias autoridades de Políticas e militares de toda a região do Vale do Ivinhema.
Presente no ato, estiveram o Comandante Geral da PMMS, Coronel dos Anjos Garnes e o Comandante de Policiamento de Divisas Sudeste, Coronel PM Luís Antonio Sá Braga. Ambos ao fazerem o uso da palavra, desejaram boa sorte ao novo comandante Frederico Françoso e agradeceu o trabalho do Tenente Coronel Paulo Renato Ribeiro frente ao Batalhão no período em que esteve em Nova Andradina
Quem saiu e quem entrou
Para comandar o Batalhão, o comando geral da PMMS designou o tenente-coronel Frederico Françoso Canola. Ele assumiu o posto no lugar do tenente-coronel Paulo Renato Ribeiro, a mais de dois anos e foi transferido para a capital, Campo Grande.
Com vasta experiente na Polícia Militar, o novo comandante já trabalhou na região quando o mesmo ainda era aspirante a oficial. Ele também já desempenhou suas funções do DOF e na 7ª Companhia Independente de Polícia Militar em Bataguassu.
Currículo do novo comandante
Françoso ingressou na Polícia Militar em 2009, após atuar como analista judicial no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). Formou-se oficial pela Academia Policial Militar do Guatupê, no Paraná, e construiu uma carreira marcada por funções estratégicas e operacionais.
Entre as principais funções que exerceu, destacam-se: Subcomandante da Academia de Polícia Militar (APM) da PMMS, cargo que ocupava desde 2024; Comandante de unidade destacada em Bataguassu (2013); Coordenador de policiamento no Departamento de Operações de Fronteira (DOF), entre 2013 e 2018; Atuação no Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv) e no Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), entre 2018 e 2020; Chefe da Seção de Investigação da Corregedoria-Geral da PMMS (2020–2023), área responsável por apurar crimes militares; Atuação em Nova Andradina como aspirante e tenente, em 2012.
Françoso também soma experiências acadêmicas relevantes. É pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal (Anhanguera) e em Direito Militar (UCAM). Na APM, atua como instrutor das disciplinas de Direito Processual Penal Militar I e II e Polícia Judiciária Militar nos cursos de formação de oficiais.
Entre suas capacitações, estão: Curso de Especialização de Fronteiras – DOF (2013); Curso de Polícia Judiciária Militar – PMESP (2014); Curso de Força Tática – PMESP (2016); Atuação como juiz militar no Conselho Permanente de Justiça da Justiça Militar Estadual (2019). Com informações da Polícia Militar do MS.










Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.