Buscar

21/05/2018 às 14:01, Atualizado em 21/05/2018 às 14:33

Sargento da PM preso em operação do Gaeco pede exoneração

Decreto com exoneração dele foi publicado no Diário Oficial.

Cb image default
Foto: Reprodução Correio do Estado

O sargento da Polícia Militar Ricardo Campos Figueiredo, de 42 anos, pediu exoneração do cargo de confiança que exercia na Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul (Segov-MS). Ele é um dos 21 investigados na Operação Oiketikus, que apura casos de corrupção dentro da PM. Decreto com exoneração dele foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (21).

Figueiredo, que já atuou no Departamento de Operações de Fronteira (DOF), foi promovido duas vezes por “ato de bravura” e era segurança da governadoria. Eles e outros policiais são investigados pela cobrança de propina de contrabandistas para facilitar o trânsito em rodovias estaduais e na distribuição em municípios.

As investigações apontaram que eles também tentavam dificultar a atuação de outras forças de segurança na investigação desse tipo de crime. As rotas que os investigados atuavam tinham ligação com a Bolívia e o Paraguai.

HABEAS CORPUS

Figueiredo foi preso na quarta-feira (16), durante ação da Operação Oiketikus, deflagrada pela Corregedoria da Polícia Militar e pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).

No dia 19 ele recebeu habeas corpus concedido pelo desembargador Paschoal Carmello Leandro.

A decisão foi tomada com base em alguns critérios como "ai ocupação lícita do militar, o fato de ele ter família constituída, endereço fixo e não registrar antecedentes que maculem a sua conduta como cidadão de bem", e por isso mereceria "o direito de ter a sua custódia preventina substituída por medidas cautelares".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.