Uma cadela da raça Rottweiler, com cerca de três meses de idade, foi resgatada em condições de maus-tratos em uma residência de Nova Andradina.
A PMA informou a imprensa nesta quarta-feira, mas a ocorrência foi registrada na quinta-feira da semana passada, conforme apurou o Nova Noticias.
Conforme o boletim de ocorrência, a ação foi realizada após denúncia recebida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com apoio do 3º Grupamento da Polícia Militar Ambiental (GPMA) de Batayporã.
De acordo com o laudo clínico emitido pela médica veterinária, o animal estava há quatro dias abandonado, sem acesso a alimentação adequada. A água disponível estava imprópria para consumo, e o ambiente apresentava condições precárias de higiene. A cadela também estava infestada por carrapatos e apresentava sinais de desnutrição e desidratação.
No momento da inspeção, não havia ninguém no imóvel. Diante da gravidade do caso e da confirmação do crime, a veterinária procedeu com o resgate imediato da cadela, que foi encaminhada ao CCZ para receber cuidados veterinários.
Com base no disposto na Lei nº 5.673/2021, que trata sobre abusos e maus-tratos a animais no Estado de Mato Grosso do Sul, o tutor foi autuado administrativamente com multa no valor de 20 UFERMS, equivalente a R$ 1.049,20.
A Polícia Militar Ambiental reforça que maus-tratos a animais é crime e orienta a população a denunciar sempre que identificar situações semelhantes.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.