Buscar

20/11/2019 às 14:02, Atualizado em 20/11/2019 às 16:12

Projeto Florestinha realiza Educação Ambiental para 318 alunos de escola do SESC em Campo Grande

A ideia é que os alunos entendam que o ambiente é um sistema complexo e interativo, em que qualquer ente afetado, prejudica outros em cadeira, gerando desequilíbrios que vão interferir diretamente na qualidade de vida do ser humano.

Cb image default
Divulgação

Uma equipe do Projeto Florestinha da Capital atendeu nesta quarta-feira (20) a 318 alunos da Escola do SESC de Campo Grande. Os trabalhos iniciaram-se pela manhã e continuam no período vespertino, seguindo a mesma metodologia da Educação Ambiental realizada pelo Projeto, que é executada em forma de oficinas didáticas, com as seguintes temáticas:

1. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

2. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc.

3. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.

4. Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.

5. Casa da Energia - Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.

6. Plantio de mudas nativas, com palestra sobre flora (Desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hídricos.

7. Oficina sobre conservação do solo, com palestra sobre solos e a importância da cobertura vegetal na proteção dos solos.

Ao final dos trabalhos são entregues aos professores folhetos patrocinados pela empresa MSGÁS, com os temas discutidos nas oficinas, para que eles deem continuidade às informações, por meio da Educação Ambiental formal. A ideia é que os alunos entendam que o ambiente é um sistema complexo e interativo, em que qualquer ente afetado, prejudica outros em cadeira, gerando desequilíbrios que vão interferir diretamente na qualidade de vida do ser humano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.