Buscar

11/01/2018 às 07:31, Atualizado em 10/01/2018 às 21:23

PRF apreende em São Gabriel do Oeste conjunto “Romeu e Julieta” com 33 toneladas de excesso de peso

O mesmo conjunto veicular foi apreendido em Coxim/MS, no mês de março de 2017 transportando 31 toneladas de excesso de peso.

Cb image default
Foto: Divulgação PRF

A apreensão ocorreu na manhã desta quarta-feira, 10 de janeiro, na rodovia BR-163 km 612, durante uma fiscalização em frente a unidade operacional da PRF em São Gabriel do Oeste/MS.

Conjunto “Romeu e Julieta” com placas de Água Clara/MS, carregado com palanques de eucalipto, foi abordado durante uma fiscalização de rotina, sendo realizada a pesagem do conjunto e verificado que estava com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 78 toneladas, sendo que o limite para esse tipo de conjunto é de 45 toneladas, caracterizando assim um excesso de peso de 33 toneladas.

Foi verificado também um excesso de 12 toneladas na Capacidade Máxima de Tração CMT), onde o peso máximo estipulado seria de 66 toneladas, estava tracionando 78 toneladas.

“CAPACIDADE MÁXIMA DE TRAÇÃO (CMT) - máximo peso que a unidade de tração é capaz de tracionar, indicado pelo fabricante, baseado em condições sobre suas limitações de geração e multiplicação de momento de força e resistência dos elementos que compõem a transmissão”.

A carga de eucalipto foi carregada em Água Clara/MS e seguiria para Itiquira/MT.

O conjunto foi apreendido e encaminhado ao pátio conveniado da PRF em São Gabriel do Oeste, onde permanecerá até a realização do transbordo (retirada do excesso de peso).

A PRF informa que, transitar com excesso de peso além de deteriorar e encurtar a vida útil do pavimento aumenta o risco de acidentes, uma vez que conjuntos veiculares com peso excedente têm o seu sistema de frenagem absolutamente comprometido, com necessidade de maior espaço para uma frenagem segura, bem como o desgaste prematuro da suspensão e pneumáticos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.