Publicado em 28/04/2017 às 08:30, Atualizado em 27/04/2017 às 23:40

Presos em MT usavam fronteira de MS com o Paraguai para adquirir drogas

Polícia Civil identificou que investigados vinham a Ponta Porã.

Redação,
Cb image default
Em 9 meses de investigação, polícia apreendeu duas toneladas de droga em Cuiabá e Várzea Grande - Foto: Polícia Civil / MT

Polícia Civil de Mato Grosso prendeu nesta quinta-feira 40 pessoas envolvidas em grande esquema de tráfico de drogas nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.

Os envolvidos usavam a fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul para adquirir entorpecentes. Os traficantes ainda atuavam em forma de "consórcio" para dividir custos e diminuir risco de perdas no caso de apreensões pela polícia.

Conforme nota da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, policiais percorreram diversos bairros das cidades em busca de cumprir 15 mandados de prisão preventiva e 31 de busca e apreensão.

Dos 40 presos na “Operação Halitus” , 22 foram em decorrência de flagrante de apreensão de carregamentos de maconha, 13 presas por mandados de prisão preventiva e outras cinco em flagrante.

Na operação de hoje, também foram presas em flagrante pessoas com drogas, balança de precisão, armas de fogo, rádio comunicador, dinheiro e celulares, que configuram o tráfico. O material ainda está sendo relacionados, assim como a quantidade de pessoas que serão autuadas.

Jeferson e Vinícius são apontados como líderes da organização criminosa. Considerados os maiores traficantes da capital de Mato Grosso, eles eram responsáveis pela logística de transporte de drogas de Pedro Juan Caballero e de Ponta Porã com destino a Cuiabá.

“O transporte era realizado por meio de veículos automotores, que se deslocavam pelas principais vias de acesso com grandes carga de droga, sempre com apoio de outros veículos fazendo trabalho de ‘batedor’, evitando assim as abordagens policiais”, explicou o delegado Ferdinando Frederico Murta.

As investigações desenvolveram-se quando a Polícia Civil apreendeu 620 quilos de maconha em um veículo na Rodovia Emanuel Pinheiro, carregamento que vinha do Paraguai, em 9 de janeiro.