Publicado em 14/08/2017 às 09:30, Atualizado em 14/08/2017 às 11:23

Prefeitura tira apoio e crianças com deficiência sofrem sem assistência, denunciam pais

Suspeita de familiares é que medida seja por contenção de gastos.

Redação,

Pais de crianças portadoras de deficiência estão com receio de que professores que fazem apoio a esses alunos sejam retirados das salas de aula, em Fátima do Sul. Eles alegam que, sequer foram comunicados, e que a medida, supostamente por contenção de gastos, prejudique o aprendizado dos alunos especiais.

Um dos denunciantes conta que até exames psicológicos estão sendo feitos em alunos para saber quais podem ter o acompanhamento especial retirado. ''Este exame está sendo feito sem conhecimento dos pais'', relata.

Entre as escolas que o problema já ocorre, segundo o informante, estariam a Escola Municipal São Francisco e o Caic.

Um familiar afirma ter um laudo de um neurologista que orienta que o filho deveria ter acompanhamento de um profissional na sala de aula, fora o professor principal, chamado de professor regente.

''É desconfortável para um pai de família deixar seu filho na escola sem saber como será tratado de agora em diante'', avalia.

A informação que alguns pais possuem e atribuída a secretária Municipal de Educação, Maria Odete Amaral, é que esse tipo de prestação de serviço 'estaria bagunçado' e por isso teria promovido mudanças.

Alegando falta de recursos, poder público acaba com cursos de línguas e libras gratuitos na Capital

O pai ainda relata que o acompanhamento que o filho tinha até então com a professora apoio era excelente e que esse direito não pode ser perdido.

Prefeitura

Em contato com a prefeita de Fátima do Sul, Ilda Machado (PR), a gestora não negou as informações repassadas, e disse que só vai tratar do assunto pessoalmente.