Buscar

24/12/2016 às 07:35, Atualizado em 24/12/2016 às 00:46

Policiais do DOF prendem acusados de furtar novilhas em fazenda de Anaurilândia

O flagrante foi feito na Delpol de Nova Andradina.

Cb image default
Foto - Marcos Donzeli

Dois moradores de Nova Andradina, sendo um de 51 e o outro de 55 anos foram presos e autuados em flagrante nesta quinta-feira por uma do Departamento de Operações de fronteira (DOF). Eles são acusados de participar de um furto de 11 novilhas que ocorreu em uma fazenda localizada no município de Anaurilândia na última quarta-feira.

Conforme apurou o Nova Noticias junto a um policial do DOF, a equipe estava trabalhando na região de Tacuru, quando foi determinado que viessem para a região do Vale do Ivinhema para apurar o caso.

Chegando em Nova Andradina, os policiais foram informados que um morador da cidade estaria procurando outras duas pessoas para embarcar um gado na região de Anaurilândia no dia dos fatos e dessa forma estava comentando em bares que iria carnear uma novilha para as festas de final do ano.

Diante das informações obtidas em Nova Andradina, a equipe do DOF foi informada pelo fazendeiro (vitima) de 60 anos que um dos acusados prestou serviço recentemente em sua propriedade de empreita de limpeza de pasto e seguindo com as investigações, os policiais do DOF apuraram um dos acusados não possuía gado bovino e ao descolarem até sua casa encontrou cerca de 15kg (quinze quilogramas) de carne bovino fresca, afirmando que a carne era produto de uma res abatida por um garagista de Nova Andradina.

Conforme a ocorrência policial do DOF, o trabalhador rural confessou que a carne era produto do furto ocorrido em Anaurilândia.

Na polícia, o trabalhador braçal disse que acertou o furto do gado com o garagista e o plano era furtar cerca de 50 cabeças de gado, sendo que o valor de R$ 700,00 (setecentos reais), seria repassado ao trabalhador em dinheiro ou em um veículo da garagem.

Cb image default
Resto do animal abatido na chácara.Foto - Marcos Donzeli

Na policia, o trabalhador disse quem planejou o furto dos animais foi o garagista e que outras duas pessoas estariam no esquema, inclusive um proprietário de um escritório de compra e venda de animais ralados na ocorrência como o responsável por ter arrumado a nota fiscal.

O Nova Noticias apurou ainda que 10 novilhas foram vendidas para um frigorífico de Nova Andradina e uma abatida em chácara localizada próxima do anel-viário. Na chácara, os policiais encontram aproximadamente 40 quilos de carne desossada e os restos da carcaça enterrada, como o couro e cabeça em perfeitas condições, com a marca da vítima no couro do animal.

No boletim de ocorrência consta ainda que no momento que os policiais do DOF realizam a prisão dos envolvidos, o responsável por emitir as notas de gado, ligou para o telefone do dono da garagem, sendo que quem atendeu ao telefone foi um dos integrantes da equipe da polícia, antes de se identificar, o dono do escritório perguntou "e aí, vamos cortar a nota dos demais 30 (trinta)bezerros"? Quando percebeu que não era o dono do telefone que havia atendido, desconversou e desligou. Em seguida o dono do escritório foi localizado e também conduzido até a Delpol para prestar esclarecimentos.

Na Delegacia de Polícia, o proprietário do escritório e responsável pela emissão da nota fiscal para o transporte das 11 novilhas, respondeu que é de seu conhecimento que o garageiro mexe com gado bovino, mas não sabe onde fica a propriedade, e que sempre atendeu emitindo notas de seu gado em nome de outra pessoa que é seu cliente e autoriza o uso de notas de sua inscrição para um dos presos.

O motorista do caminhão que fez o transporte das novilhas, disse que foi contratado pelo frigorífico para buscar os animais com as documentações devidamente em dia e no local onde foi feito o embarque foi o próprio garageiro quem escolheu os animais antes de colocar no caminhão e ainda teria proposto outro frete com 20 cabeças até a propriedade do acusado localizada no assentamento Teigin , mas como havia chovido muito, o motorista não realizou o transporte do gado. Ele disse que no sítio não percebeu que os cadeados haviam sido arrombados e que haviam 03 (três) pessoas recolhendo o gado, um deles o trabalhador braçal e os demais não sabem informar os nomes.Para deixar a novilha na chácara, o motorista disse que não cobrou nada pelo frete, por ser o caminho que o mesmo iria percorrer até o frigorífico.

Parte da carne da novilha que foi abatida na chácara foi vendida a um funcionário de uma loja da cidade por R$ 140,00 (centro e quarenta reais) a arroba. Pelo menos cinco pessoas foram conduzidas até a delegacia de policia para prestarem esclarecimentos. (Com informações da ocorrência 3716-2016).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.