Publicado em 29/08/2019 às 14:30, Atualizado em 29/08/2019 às 12:16

Polícia Militar Ambiental de Naviraí autua Paranaense em R$ 55 mil por degradação de matas ciliares e assoreamento de córrego

As atividades foram paralisadas.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Policiais Militares Ambientais de Naviraí durante realização de fiscalização nas propriedades rurais do município de Iguatemi localizaram na terça-feira (27), no km 65 da rodovia MS 180, uma propriedade rural apresentando diversas degradações ambientais, inclusive, em áreas de preservação permanente (APP).

Na propriedade rural, a PMA pode constatar sinais evidentes de pastoreio pecuário no interior da mata ciliar de um córrego cuja nascente é na propriedade. A falta de conservação do solo na propriedade e o pisoteio dos animais fizeram com que surgissem diversas erosões, causando assoreamento do córrego que corta a propriedade. Com o uso de aparelho GPS, verificou-se que a extensão da APP degradada perfez um total de 10,8 hectares.

O fazendeiro (92), residente em Curitiba PR, foi autuado administrativamente e multado em R$ 55.000,00. O autuado também responderá por crime ambiental de degradação de área de preservação permanente (APP). Se condenado, a pena para esse crime é de um a três anos de detenção.

As atividades foram paralisadas. O infrator foi notificado a apresentar junto ao órgão Ambiental Estadual um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRADE).