Publicado em 20/07/2020 às 11:30, Atualizado em 20/07/2020 às 00:54

Polícia Militar Ambiental de Jardim resgata arara-canindé no centro de Nioaque

A PMA alerta às pessoas que possuir animais silvestres ilegalmente em cativeiro trata-se do mesmo crime de tráfico

Redação,
Cb image default
Divulgação

Policiais Militares Ambientais de Jardim foram acionados por moradores do centro da cidade de Nioaque neste domingo (19) às 16h30, para atender a uma ocorrência relativa a um animal silvestre da espécie Ara ararauna (Arara-canindé) que estaria dentro de uma caixa em um terreno baldio.

Os Policiais foram ao local e verificaram que o animal estava sem as penas, apesar de aparentemente bem de saúde e que fora abandonado por alguém, provavelmente por medo de denúncia, haja vista que o animal é muito barulhento e é muito comum os vizinhos denunciarem.

Mas a pessoa pode ter abandonado também devido ao animal ter perdido as penas por estresse. Normalmente essa falta de pena acontece em estresse de cativeiro, quando o próprio animal arranca suas penas até onde o bico alcança. Pode haver perda de pena ainda por alimentação inadequada. A ave foi resgatada e será encaminhada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), na Capital.

ALERTA

A PMA alerta às pessoas que possuir animais silvestres ilegalmente em cativeiro trata-se do mesmo crime de tráfico, ou seja, de quem vende. A pena é de seis meses a um ano de prisão, ou um ano e meio, caso o animal se encontre na lista de espécies em extinção, nacional ou internacional. A lógica da Lei é de que, se não houver o comprador de animal ilegal, há uma dissuasão ao tráfico, pois o traficante não tirará o bicho na natureza se não houver para quem vender.

Além de prisão, a multa é de até R$ 5.000,00 por animal, como no caso da arara, que consta na lista internacional de proibição do comércio de espécies da fauna e da flora em risco ou ameaçada de extinção (CITES).