Publicado em 30/07/2019 às 09:02, Atualizado em 30/07/2019 às 01:05

Polícia Militar Ambiental de Bataguassu apreende 900 metros de redes de pesca no rio Paraná

O uso de petrechos proibidos do tipo redes de pesca é muito comum na região.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Em mais uma operação de fiscalização preventiva, a PMA de Bataguassu apreendeu nesta segunda-feira (29), 12 redes de pesca (petrecho proibido) armadas no lago da Usina Sérgio Motta, no rio Paraná, medindo 900 metros. Durante a retirada dos petrechos ilegais foram soltos 11 kg de pescado que estavam vivos e presos às redes.

As redes apreendidas eram de 80 milímetros e este tamanho de malha é proibido no local até para pescador profissional. Os infratores proprietários dos petrechos proibidos não foram identificados.

O uso de petrechos proibidos do tipo redes de pesca é muito comum na região, pois, nos lagos das Usinas Hidrelétricas do rio Paraná, este petrecho é permitido para o pescador profissional, desde que identificado e com malha de tamanho a partir de 140 milímetros. Ocorre que muitos pescadores profissionais armam redes com malha menor à permitida e não identificam.

A legislação só permite também no máximo 100 metros de redes armadas, localizadas pelo menos, a 150 metros de distância uma da outra, porém, muitas vezes, os pescadores profissionais emendam várias redes excedendo a metragem permitida. Este tipo de uso é crime. Pescadores amadores que não podem por lei utilizarem esses petrechos também acabam os utilizando, o que caracteriza crime ambiental.

Fiscalizações preventivas dessa natureza são fundamentais para a prevenção à pesca predatória, tendo em vista o grande poder de captura e depredação dos cardumes, dos petrechos proibidos de pesca como esses apreendidos pelos policiais.

Além disso, há grande dificuldade de deter os autores, pois tais petrechos são armados em curto espaço de tempo e os pescadores não permanecem no rio durante a pesca, fazendo somente a retirada dos peixes, também em tempo bastante curto.

Neste ano, só a PMA de Bataguassu já apreendeu 6.900 metros de redes de pesca ilegais.