Publicado em 11/11/2021 às 15:30, Atualizado em 11/11/2021 às 16:46

Polícia Militar Ambiental de Anaurilândia prende e autua em R$10 mil paulista por transporte irregular de agrotóxicos

Redação,
Cb image default
Divulgação

Um utilitário paulista, com carga agrotóxico (carga perigosa) com destino à cidade de Aral Moreira foi apreendido por Policiais Militares Ambientais de Anaurilândia ontem (10) à tarde e um homem foi preso. A equipe foi acionada por um Agente Tributário Estadual do Posto Fiscal Ofaié, localizado à rodovia MS-480, no município, para analisar a legalidade ambiental da carga, que não possuía documentação obrigatória.

Durante a vistoria, a equipe verificou que o utilitário transportava ilegalmente uma carga com 1.000 litros de agrotóxico (substância perigosa) distribuídos em 50 galões. Conforme relato do motorista do veículo, a carga de insumo agrícola (agrotóxico) seria entregue no município de Aral Moreira, e o produto pertencia a uma empresa de Sertãozinho (SP).

O transporte irregular do agrotóxico caracteriza-se crime ambiental, devido ao transporte do produto perigoso sem a licença e ainda sem haver no veículo as placas com os rótulos de riscos obrigatórios pelas normas para o transporte de produtos perigosos, bem como outras exigências legais.

O infrator (54), residente em Franca (SP), recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Anaurilândia, juntamente com o material apreendido, para responder por crime ambiental de transporte ilegal de produto perigoso, que prevê pena de um a quatro anos de reclusão.