Publicado em 02/06/2022 às 12:30, Atualizado em 02/06/2022 às 11:07

Polícia incinera quase meia tonelada de cocaína encontrada em avião

O piloto, de 28 anos de idade e residente no Tocantins, foi preso a 7 km do local do pouso forçado e autuado em flagrante

Redação,
Cb image default
Divulgação

Foram incinerados nesta quarta-feira, dia 1º de junho, os 417 quilos e 400 gramas, de pasta base de cocaína encontrados no avião Beech Aircraft, modelo A36 (Bonanza), prefixo PP-BAR, que fez pouso forçado numa propriedade no município de Itaquiraí, na última sexta-feira, dia 27 de maio.

A incineração, acompanhada por policiais civis e pelo Ministério Público, ocorreu em uma indústria em Naviraí, cidade localizada na região Sul do Estado. A droga foi avaliada em R$ 25 milhões.

Além da pasta base de cocaína, três fuzis e diversas munições de grosso calibre foram encontrados dentro da aeronave. O piloto, de 28 anos de idade e residente no Tocantins, foi preso a 7 km do local do pouso forçado e autuado em flagrante.

Ele abandonou o avião com a droga e as armas e dispensou o GPS com os dados da navegação, mas foi encontrado no meio do canavial. Segundo o Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), o homem não possui licença para comandar aeronaves.

O Bonanza tinha decolado da fronteira com o Paraguai. Após ser informado sobre o pouso forçado, o Dracco acionou policiais civis da Delegacia Regional de Naviraí para preservação do local e para prender o piloto. Policiais militares também foram para a fazenda após tomarem conhecimento do pouso de emergência.

Equipes do departamento se deslocaram de Campo Grande e assumiram a investigação por envolver organização criminosa e tráfico de drogas por via aérea. Segundo o Dracco, as investigações estão em andamento e tramitam em sigilo.

Nesta quarta-feira, equipe composta por pilotos policiais da Seção de Operações Aéreas e por perito especialista em material aeronáutico do Instituto de Criminalística fez perícia específica na aeronave e seus componentes.

O trabalho ocorreu no barracão da fazenda onde a aeronave foi apreendida. Em seguida, as asas foram retiradas e o avião colocado no guincho da Delegacia Regional de Polícia de Dourados para ser transportado até o hangar do Dracco em Campo Grande.