Buscar

28/06/2019 às 10:30, Atualizado em 28/06/2019 às 13:06

Polícia Civil de Nova Andradina e Polícia Civil de São Paulo deflagraram a Operação Cérbero, que combate o tráfico de drogas e a associação para o tráfico

Acontece nesta sexta-feira.

As Polícias Civis dos Estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo deflagraram hoje a operação conjunta denominada CÉRBERO. A ação policial visa ao combate do tráfico de drogas interestadual e local. Ao todo estão sendo cumpridos 22 mandados de prisão e 25 mandados de busca domiciliares. As diligências estão sendo realizadas nas cidades de Nova Andradina/MS, Ivinhema/MS, Batayporã/MS, Dourados/MS, Rosana/SP, Marília/SP, Pres. Prudente/SP, São José dos Campos/SP, Teodoro Sampaio/SP e Caiuá/SP.

 As investigações foram iniciadas pela Polícia Civil Sul-Mato-Grossense, na cidade de Nova Andradina/MS, por intermédio da SIG - Seção de Investigações Gerais, no mês de novembro de 2018, dando origem à operação “GÊNESIS”, em referência aos trabalhos de combate ao tráfico de drogas pela SIG de Nova Andradina no exercício de 2019. 

Após intensas investigações desenvolvidas na operação GÊNESIS, foi descoberta uma associação criminosa que pratica a mercancia de drogas ilícitas em Nova Andradina e região, o que promoveu o intercâmbio de informações entre a Polícia Civil do Estado de São Paulo e a Civil do Mato Grosso do Sul, cujos Delegados de Polícia chefes, Dr. Ramon Euclides Guarnieri Pedrão e Dr. Rafael de Souza Carvalho, responsáveis pelas Delegacias de Polícia de Rosana/SP (01º Distrito Policial – Primavera) e da SIG de Nova Andradina, respectivamente, vislumbraram uma possível conexão entre a operação GÊNESIS e outros dois trabalhos investigativos que já vinham sendo desenvolvidos pela Polícia Civil paulista na cidade de Rosana. 

O avanço das investigações, realizadas pela Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, permitiu o desmantelamento de cinco associações criminosas que atuavam de forma independente, mas todas voltadas à revenda de drogas e ao transporte interestadual dessas substâncias ilícitas de um estado para outro. 

Segundo apurado, os integrantes dessas associações criminosas transportaram nos últimos meses cerca de 800 kg de drogas ilícitas de um Estado para o outro. Assim, visando o sigilo e uma maior eficácia daqueles trabalhos de Polícia Judiciária, ambas as instituições decidiram deflagrar em conjunto a operação CÉRBERO, cumprindo todas as ordens judiciais e demais medidas ostensivas de investigação em um mesmo dia. 

As provas serão compartilhadas entre as Unidades Policiais envolvidas, a fim de se reforçar todo o arcabouço probatório já obtido. Segundo o Dr. Ramon, tal ação em conjunto é uma resposta de ambas as instituições policiais ao crime organizado e que apenas demonstra a sintonia existente entre as Polícias Judiciárias, sempre alinhadas no combate ao crime, pensamento corroborado pelo Dr. Rafael que, por sua vez, acrescenta que mais ações concatenadas desse tipo serão desenvolvidas pelas Polícias Civis dos dois Estados limítrofes visando combater principalmente o tráfico de drogas interestadual e local. 

Por fim, a operação CÉRBERO contou com 96 (noventa e seis) Policiais Civis e 32 (trinta e duas) viaturas distribuídos entre os dois Estados. O resultado das diligências policiais e dados pormenorizados serão divulgados em nota à imprensa ao final dos trabalhos.

OPERAÇÃO CÉRBERO

O nome da operação, que na mitologia grega era um monstruoso cão de três cabeças, faz alusão ao fato de que a droga dessas associações para o tráfico de drogas, ora investigadas, provém do município de Dourados/MS, passa por Nova Andradina/MS, local em que parte da droga é distribuída, e depois segue para o Estado de São Paulo. 

Assim, torna-se necessária a repressão uniforme e simultânea em três frentes. O nome de batismo da operação também é uma alusão às três investigações iniciais que resultaram em sua deflagração.

Fonte - Polícia Civil de Nova Andradina

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.